Introdução à Pesquisa

Detalhes sobre a disciplina serão fornecidos aqui nos próximos dias. O sistema Moodle será utilizado como apoio e a data de início das aulas está prevista para 15/06/2022.

Código BCC/IBM/PPGINF: CI1090 / CI306 / INFO802
Tópicos em Engenharia de Software – Introdução à Pesquisa em Ciência da Computação

Atenção BCC e IBM: esta é uma disciplina obrigatória no mestrado do PPGInf que está sendo aberta como optativa para a graduação. Só se inscreva nessa disciplina após ler as explicações abaixo.

O propósito dessa disciplina é que você estude e elabore seu projeto de pesquisa para entrar no mestrado, para conduzir seu TCC, ou para qualificar seu projeto de pesquisa (caso você já seja estudante da pós).

Portanto, a disciplina é muito centrada no estudo individual, voltada para um projeto seu, tendo todos os tópicos aplicados para esse potencial projeto. Uma boa carga horária é dedicada para a prática: para você escrever seu projeto, elaborar apresentações, e revisar projeto de outras pessoas.

Abaixo, você encontra mais detalhes sobre a estrutura e condução, além da ficha 2.

Ementa e Objetivos: apresentar os conceitos básicos da pesquisa científica contextualizando na pesquisa em Ciência da Computação; oferecer uma visão sobre o método científico e a estrutura de projetos de pesquisa; exercitar o entendimento e condução da pesquisa como um processo de resolução de problemas com rigor, responsabilidade e reprodutibilidade.

Dinâmica: o curso será conduzido com atividades assíncronas e síncronas, alternando estudos individuais e estudos dirigidos com aulas expositivas e atividades práticas.

A disciplina terá um conjunto de aproximadamente 10 módulos. O conteúdo de cada módulo deve ser estudado e mapeado para a sua pesquisa individual (TCC, proposta de mestrado ou doutorado). Além de apresentações pontuais sobre o andamento das atividades, ao final da disciplina haverá entregas para avaliação: um texto do projeto de pesquisa individual e a revisão (parecer) sobre um texto produzido por outra pessoa.

Avaliação: a aprovação na disciplina está condicionada à entrega dos 3 itens abaixo.

1. Apresentação do projeto individual: cada pessoa terá um tempo pré-determinado para apresentar:

– Breve contexto sobre o seu tema de pesquisa
– Problema de Pesquisa: qual problema você se propõe a investigar
– Proposta de Solução: objetivo geral e objetivos específicos que você propõe alcançar na sua pesquisa
– Metodologia: como você pretende alcançar seus objetivos para ajudar a resolver o problema
– Avaliação dos resultados: explicação sobre como você pretende avaliar o alcance dos seus objetivos
– Cronograma de trabalho: seu cronograma com ações e prazos

2. Projeto de Pesquisa: texto, de no máximo 15 páginas (incluindo referências), seguindo o modelo de artigos da SBC, contemplando:
a. Contextualização e revisão de literatura;
b. Problema de pesquisa e justificativa;
c. Solução: Objetivos (geral e específicos);
d. Materiais e Métodos;
e. Avaliação;
f. Cronograma.

3. Revisão de projeto: prática de revisão por pares. Cada pessoa fará uma análise de (pelo menos) um projeto de outra pessoa, e emitirá um parecer por escrito, avaliando a qualidade geral do projeto.  O parecer deverá seguir os Cinco Princípios para uma Revisão Responsável.

Nota: a Nota da disciplina será obtida por: Nota da apresentação individual (30) + Nota do projeto de pesquisa (50) + Nota da revisão de projeto (20).

Conceito (para a pós-graduação)
A: nota > 90;
B: nota > 80;
C: nota > 70;
D: nota >= 60;
E: nota < 60.

Bibliografia

Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb, and Joseph M. Williams. “A arte da pesquisa”. 2008.

Wazlawick, Raul. Metodologia de pesquisa para ciência da computação. Vol. 2. Elsevier Brasil, 2017.

Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Concepção da Pesquisa (Vol. 1); Pesquisa Quantitativa (Vol. 2); Pesquisa Qualitativa (Vol. 3). Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/

Kuhn, Thomas S. The structure of scientific revolutions. Vol. 111. University of Chicago Press: Chicago, 1970.

Laudan, Larry. Progress and its problems: Towards a theory of scientific growth. Vol. 282. Univ of California Press, 1978.

Lazar, Jonathan, Jinjuan Heidi Feng, and Harry Hochheiser. Research methods in human-computer interaction. Morgan Kaufmann, 2017.

Pádua, Elisabete Matallo M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Papirus Editora, 2019.

Popper, Karl R. A lógica da pesquisa científica. Editora Cultrix, 2004.