CI1003 – ICC – Introdução à Ciência da Computação
CI241 – ISC – Introdução à Sistemas Computacionais
Início: 17/05/2021, 17:30: https://moodle.c3sl.ufpr.br/course/view.php?id=452 EMENTA Introdução à Ciência da Computação. O que é Ciência da Computação? História da Computação; Impactos da Computação na Ciência, Tecnologia e Sociedade; Áreas da Ciência da Computação; O Curso de Ciência da Computação no DInf; Pensamento Computacional. O que é pensamento Computacional? Entendimento e Resolução de problemas utilizando técnicas de pensamento computacional; Noção de Algoritmos. Atuação Profissional em Computação. Pensamento Sistêmico e Socialmente Consciente: teoria e prática; Possibilidades e Demandas do Mercado de Trabalho; Características esperadas de um profissional de Ciência da Computação. |
PROGRAMA Semana 1 (17/05 a 23/05) – Introdução à Ciência da Computação (Parte I) Semana 2 (24/05 a 30/05) – Introdução à Ciência da Computação (Parte II) Semana 3 (31/05 a 06/06) – Pensamento Computacional – Parte I: Introdução e Exercícios Semana 4 (07/06 a 13/06) – Pensamento Computacional – Parte II: Desafios e Representação de Soluções Semana 5 (14/06 a 20/06) – Revisão por pares Semana 6 (21/06 a 27/06) – Pensamento Sistêmico e Socialmente Consciente – Parte I Semana 7 (28/06 a 04/07) – Pensamento Sistêmico e Socialmente Consciente – Parte II Semana 8 (05/07 a 11/07) – Apresentação e Discussão 19/07/2021 – Exame – 17:30. |
OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS A disciplina será conduzida adotando um conjunto de estratégias e de ferramentas de apoio que possibilitem a flexibilidade da participação discente, considerando sua diversidade de condições e de tempo de acesso. Atividades remotas assíncronas serão conduzidas cobrindo os itens do conteúdo programático. O material será disponibilizado aos discentes junto com todas as instruções das atividades. Atividades remotas síncronas serão conduzidas adotando a dinâmica de Sala de Aula Invertida, tendo como foco a conversação entre discentes e docentes sobre os temas trabalhados na disciplina. A disciplina será oferecida por meio de um Learning Management System (e.g., Moodle) que servirá como repositório de materiais, gerenciador das atividades, ambiente de entrega dos resultados das atividades, e ambiente mediador do contato entre discentes e docentes. Dúvidas sobre a disciplina, seus conteúdos e atividades serão respondidas de modo assíncrono pelos docentes por meio do recurso de mensagem e do recurso de fórum de discussão do sistema adotado. |
FORMAS DE AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina será realizada com base nos resultados do desempenho individual e em equipes. – Participação Individual: será considerada toda entrega de atividade que atenda aos requisitos solicitados e seja feita dentro do prazo máximo estipulado. A aprovação na disciplina é definida com base nas notas obtidas nas atividades individuais, no projeto em grupos, e na autoavaliação discente. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (mínimo 03 títulos) Bell, T., Witten, I.H., Fellows, M., Adams, R. and McKenzie, J., 2011. Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged ORG. Disponível online: http://csunplugged.org/wp-content/uploads/2014/12/CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (mínimo 05 títulos) Pimentel, A. R., & Direne, A. I. (1998). Medidas cognitivas no ensino de programaçao de computadores com Sistemas Tutores Inteligentes. Revista Brasileira de Informática na Educaçao (IE), 3, 17-24. https://www.inf.ufpr.br/andrey/publicacoes/artigoprogramacao.pdf Mittelstadt, B. D., Allo, P., Taddeo, M., Wachter, S., & Floridi, L. (2016). The ethics of algorithms: Mapping the debate. Big Data & Society, 3(2), 2053951716679679. https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2053951716679679 Tedre, M., Sutinen, E., Kähkönen, E., & Kommers, P. (2006). Ethnocomputing: ICT in cultural and social context. Communications of the ACM, 49(1), 126-130. https://dl.acm.org/doi/10.1145/1107458.1107466 Wing, J.M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), pp.33-35. https://dl.acm.org/doi/fullHtml/10.1145/1118178.1118215 Connolly, R. (2020). Why computing belongs within the social sciences. Communications of the ACM, 63(8), 54-59. |