Projetos de Interesse (2022)

Para novas vagas de Doutorado e Mestrado, tenho interesse direto nos seguintes temas:

Semiótica Organizacional para a Engenharia de Requisitos e Modelagem de Software: estou participando de um projeto que envolve a modelagem organizacional, o levantamento e especificação de requisitos, e tenho interesse em projetos que investiguem e apliquem a Semiótica Organizacional nesses domínios. Este tema se situa na fronteira entre IHC e Engenharia de Requisitos com Modelagem de Software. No artigo A value-oriented and culturally informed approach to the design of interactive systems você encontra discussões, exemplos e mais referências. Diferentemente do artigo em que o foco está no entendimento do problema, tenho interesse em pesquisas que evoluam do entendimento do problema para a especificação e modelagem.

Educação em Computação: Competências e Habilidades necessárias para profissionais da Computação e recursos educacionais para desenvolvê-las desde o início dos cursos de computação, com atenção especial para questões de Ética, Gênero e Inclusão. No artigo Hello World: 17 habilidades para exercitar desde o início da graduação em computação e na palestra que ofereci no WICS, você pode ter mais ideia sobre meu interesse nesse tema.

Design de Jogos: tenho interesse no design, implementação e avaliação de jogos de acordo com a visão do Design Socialmente Consciente. O artigo Socially Aware Design of Games: an early workshop for game designers mostra um exemplo de trabalho de conclusão de curso feito nesse contexto (naturalmente, projetos de Mestrado e Doutorado devem refletir maior complexidade e desafio de pesquisa). Projetos nessa linha devem envolver pesquisa e aplicação, com avaliação em contextos reais, especialmente em temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.