Para novas vagas de Doutorado e Mestrado, tenho interesse direto nos seguintes temas:
Design e Avaliação da Experiência do Usuário: projetos que projetem e avaliem a UX na Plataforma MECRED, com experimentação de novos recursos, padrões de interface e interação, recursos de software social para promover a sociabilidade, etc.
Interação Humano-Dados: projeto e análise da interação com dados em uma perspectiva inclusiva e socialmente consciente. Tenho colaborado com um projeto no contexto de plataformas digitais para gestão de dados sobre crises imigratórias, com uma grande volume de dados resultantes de entrevistas para análises sobre o uso da plataforma R4V no Brazil. Um projeto que comece analisando esses dados para identificar questões sociotécnicas da plataforma no contexto da crise imigratória é de grande interesse. O artigo “Challenges for Human-Data Interaction – A Semiotic Perspective” oferece uma noção geral de abordagens que me interessam.
Semiótica Organizacional para a Engenharia de Requisitos e Modelagem de Software: estou participando de um projeto que envolve a modelagem organizacional, o levantamento e especificação de requisitos, e tenho interesse em projetos que investiguem e apliquem a Semiótica Organizacional nesses domínios. Este tema se situa na fronteira entre IHC e Engenharia de Requisitos com Modelagem de Software. No artigo A value-oriented and culturally informed approach to the design of interactive systems você encontra discussões, exemplos e mais referências. Diferentemente do artigo em que o foco está no entendimento do problema, tenho interesse em pesquisas que evoluam do entendimento do problema para a especificação e modelagem.
Educação em Computação: tenho investigado como favorecer o exercício de competências e habilidades necessárias para profissionais da Computação, e recursos educacionais (incluindo gamificação) para desenvolvê-las desde o início dos cursos de computação, com atenção especial para questões de Ética, Gênero e Inclusão. Materiais que oferecem uma ideia sobre o meu interesse no tema:
– “Hello World: 17 habilidades para exercitar desde o início da graduação em computação”
– “A Liga do Pensamento Computacional: uma narrativa distópica para gamificar uma disciplina introdutória de computação“
– palestra que ofereci no WICS.
Design de Jogos: tenho interesse no design, implementação e avaliação de jogos de acordo com a visão do Design Socialmente Consciente. O artigo Socially Aware Design of Games: an early workshop for game designers mostra um exemplo de trabalho de conclusão de curso feito nesse contexto (naturalmente, projetos de Mestrado e Doutorado devem refletir maior complexidade e desafio de pesquisa). Projetos nessa linha devem envolver pesquisa e aplicação, com avaliação em contextos reais, especialmente em temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.