IHC Remota

Códigos CI1350/CI359/INFO7000
Oferecimento: 10/11/2020 à 19/01/2021
Aulas síncronas: terças-feiras, 19:00.
Local: sistema moodle

Objetivo Geral: Introduzir os conceitos e métodos básicos de IHC e suas principais teorias.

Objetivos Específicos: 1. Conhecer e entender os conceitos básicos da área 2. Experimentar técnicas de avaliação da qualidade da IHC em sistemas reais 3. Conhecer teorias da IHC e discutir suas aplicações e limitações 4. Reportar resultados da avaliação de forma técnica e fundamentada 5. Exercitar raciocínio crítico e capacidade de argumentação.

Ementa: Introdução à Interação Humano-Computador (IHC); Conceitos básicos em IHC; Qualidade em IHC; Teorias de IHC; Ética no projeto da IHC; Design Socialmente Consciente; Design Participativo e Design Universal; Especificação, Modelagem e Prototipação em IHC; Técnicas e Ferramentas de Prototipação; Avaliação em IHC; Tópicos em IHC.

Programa: 1. Apresentação da área e da disciplina 2. Conceitos básicos: Interface, Interação, Affordance 3. Qualidade em IHC: usabilidade, acessibilidade, comunicabilidade 4. Avaliação em IHC 5. Design Centrado no Usuário 6. Design Universal 7. Design Participativo 8. Design Thinking 9. Teorias de IHC 10. Prática de IHC na modelagem e prototipação.

Procedimentos didáticos: A disciplina adotará a dinâmica de Sala de Aula invertida, com todo o conteúdo disponibilizado previamente em ambiente computacional (e.g., Moodle). Leituras (artigos, livros, matérias) serão selecionadas previamente pelo docente para servir como apoio e reflexão. As atividades serão propostas e conduzidas no ambiente de forma assíncrona, com prazos de entrega previamente definidos seguindo o cronograma em anexo. Aulas síncronas serão conduzidas semanalmente por meio de sistema de videoconferência gratuito (e.g., jitsi, BBB) para a discussão sobre os resultados das atividades conduzidas, esclarecimentos de dúvidas e atendimentos necessários. Um resumo das discussões de cada aula síncrona será gravado para posterior consulta pelos discentes. Atendimentos e resolução de dúvidas ocorrerão ao decorrer de toda a disciplina por meio de recursos assíncronos (e.g., fórum de discussões).

Formas de Avaliação: A avaliação será realizada por meio de atividades assíncronas individuais e em equipe. Seis atividades serão desenvolvidas e entregues (E) conforme o calendário anexo, sendo elas:

  • 16/11 – E1 – Leitura 1: Síntese e Revisão via Fórum – Atividade individual (Peso 1)
  • 23/11 – E2 – Leitura 2: Síntese e Revisão via Fórum – Atividade individual (Peso 1)
  • 30/11 – E2 – Leitura 3: Síntese e Revisão via Fórum – Atividade individual (Peso 1)
  • 07/12 – E4 – Entrega do Relatório Individual de Avaliação – Atividade individual (Peso 2)
  • 14/12 – E5 – Entrega do Relatório de Avaliação Consolidado – Atividade em equipe (Peso 2)
  • 21/12 – E6 – Elaboração de Matéria em página Wiki – Atividade em equipe (Peso 3)

A nota da disciplina é obtida pela média ponderada das atividades entregues no prazo. A frequência será calculada com base na quantidade de entregas realizadas dentro do prazo estabelecido.

Bibliografia Básica

  • Rocha, H.V., Baranauskas, M.C.C. Design e avaliação de interfaces humano-computador. Unicamp. 2003.
  • Soegaard, M., Rikke, F.D. (Eds.) The Encyclopedia of Human-Computer Interaction. 2ª Ed. 2017. Disponível online: https://www.interaction-design.org.
  • Horizontes Magazine: http://horizontes.sbc.org.br/
  • Artigos da Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Computação – SBC Open Lib: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice