Semana de defesas e qualificações trazem um método orientado à valores e trabalhos que apoiam inclusão de surdos e cegos através da computação
Nos dias 25, 26 e 27 de setembro ocorreram defesas e qualificações de trabalhos do grupo.
No dia 25, a nossa aluno Maíra defendeu sua tese intitulada “Um método orientado à valores para avaliação de redes sociais online”. O trabalho foi orientado pelo professor Roberto Pereira e a banca de avaliação foi composta pelos professores: Laura García (UFPR), Juliana Bueno (UFPR) e Elaine Hayashi (Unicamp).
No dia 26 a nossa aluna Marta defendeu seu projeto de doutorado intitulado “HCI-SL-LVE: Um ambiente virtual de apoio ao letramento de crianças surdas mediado pela lingua brasileira de sinais – LIBRAS”. O trabalho é orientado pela professora Laura e a bancafoi composta pelos professores: André Guedes (UFPR), Daniela Andrade (UENP), Juliana Bueno (UFPR) e Tanya Felipe (UFPR).
Ludmilla junto à sua banca de avaliação.Já no dia 27, tivemos uma defesa de doutorado e uma qualificação de mestrado. Primeiro, nossa aluna Ludmilla defendeu sua qualificação intitulada “Construção de um jogo do Gênero Role-Play Game para Auxiliar o Letramento de Crianças Surdas no Ensino Infantil”. O trabalho tem a orientação da professora Laura e teve como banca o professor Roberto Pereira (UFPR), a professora Tanya Felipe (UFPR) e o professor Rafael Canteri (UTFPR).
Encerrando a semana de defesas e qualificações, nossa aluna Márcia defendeu seu doutorado cujo título é “ANATOME: Ensino e Aprendizagem de Anatomia Modelados para Todos”. A orientação deste trabalho foi realizada pela professora Laura em conjunto com nosso parceiro, o professor André Guedes. Participaram da banca os professores: Roberto Pereira (UFPR), Andrey Pimentel (UFPR), Andréa Sonza (IFRS) e Maria Torres (DANAT/UFPR).