Projetos de Pesquisa

Nesta página se encontram os projetos de pesquisa coordenados pelos professores de nosso grupo.

Design de apoio à Justiça Social, à garantia do usufruto universal dos Direitos Humanos e à Cultura da Paz

Este projeto se iniciou com o objetivo permitir a prática distribuída de métodos e técnicas oriundos da área de Antropologia de estímulo à tolerância e às práticas colaborativas desenvolvidos pelo AND-Lab (Lisboa-Portugal). Como primeira fase da parceria, foi desenvolvido um protótipo de ambiente web para a prática do modo operativo AND de forma remota e distribuída com a necessidade de mediação. Na sequência, serão desenvolvidas novas versões de ambientes para a prática deste modo operativo e de suas práticas derivadas que não necessitem do papel do mediador. Mais recentemente, este projeto vem abrangendo, adicionalmente, trabalhos de Pesquisa-Ação junto a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos por centros de acolhimento de gestão pública na Região Metropolitana de Curitiba com frutos palpáveis de intervenção social conscientizadora. No momento, a partir do cenário de violência doméstica agravado com a situação de confinamento pelo Covid-19, o projeto envolve, também, a pesquisa para o desenvolvimento de ambientes acessíveis e inclusivos de denúncia de crimes de violência contra as mulheres. No contexto sócio-político-econômico a pandemia do Covid 19 determinou num mundo já previamente desigual, o cultivo de práticas tolerantes e colaborativas mostra-se cada vez mais necessário.

Pesquisadoras responsáveis: Laura Sánchez García e Fernanda Eugênio – AND-Lab.
Pesquisadores colaboradores: Alexandre Direne (in memoriam), Juliana Bueno (Depto. de Design-UFPR), Roberto Pereira (UFPR).

Informática Para o Letramento e a Educação Universais

O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de ambientes inclusivos capazes de atender às necessidades específicas das comunidades Surdas e das pessoas com deficiência visual do Brasil, entre outras. O projeto vem investigando aplicações colaborativas e metodologias de letramento tendo, como motivação principal, o apoio ao letramento universal, juntamente com o desenvolvimento das minorias tradicionalmente excluídas do ensino e da aprendizagem plenos.

Pesquisadoras responsáveis: Laura Sánchez García e Tanya Felipe (INES)
Pesquisadores colaboradores: Alexandre Ibrahim Direne (in memoriam), André Pires Guedes, Eduardo Todt, Juliana Bueno, Daniela Guilhermino Trindade, Diego Roberto Antunes, Carlos Hiatskiu, Rafael Canteri.
Foram parceiros do Projeto pelo C3SL: Marcos Alexandre Castilho, Marcos Sfair Sunye, Luis Bona, Fabiano Silva, Daniel Weingaertner.

Arquitetura de interface e interação em Libras

Este projeto, iniciado em 2006 em parceria continuada com a Profa. Dra. Tanya Felipe, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES – Rio de Janeiro-RJ), foi motivado pela percepção de que, mesmo atuando havia anos em Informática para e Educação Pública no Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), o Grupo ainda trabalhava para a maioria, deixando de lado pessoas consideradas, de fato, “de segunda classe”, entre as quais aquelas pertencentes às comunidades Surdas. O projeto se originou com o objetivo de construir o arcabouço conceitual para o desenvolvimento de ferramentas e aplicações tecnológicas de apoio à inclusão, à Educação Bilíngue e ao alcance da plena Cidadania das comunidades Surdas do Brasil. Adotou, desde o início, a prática inter e transdisciplinar por meio da colaboração permanente entre pesquisadores da Ciência da Computação (Interação Humano Computador, Processamento de Linguagem Natural, Informática na Educação, Linguagens e Estruturas de Dados, Robótica), da Linguística, da Educação, da Educação Especial, da Educação Bilíngue e do Design. O projeto envolve tanto as questões intrinsecamente relacionadas à interação usuário-computador propriamente ditas (IHC) quanto aquelas relacionadas com o processamento adequado da Libras como língua natural (PLN – Línguas de sinais) para a tradução Português-Libras. Já foram desenvolvidos um modelo formal da Fonologia da Libras (por hipótese universal para as línguas de sinais), um gerador de SignWriting a partir do modelo formal, uma ferramenta de cadastro e busca de sinais e um conjunto de regras morfo-sintáticas da Libras – estas dependentes de contexto – como alicerce do dicionário da Libras.

Pesquisadoras responsáveis: Laura Sánchez García e Tanya Felipe (INES)
Pesquisadores colaboradores: Alexandre Ibrahim Direne (in memoriam), Tanya Amara Felipe – INES, André Pires Guedes, Eduardo Todt, Juliana Bueno, Lúcia Cherem, Daniela Guilhermino Trindade, Diego Roberto Antunes, Carlos Hiatskiu, Rafael Canteri.
Foram parceiros do Projeto pelo C3SL: Marcos Alexandre Castilho, Marcos Sfair Sunye, Luis Bona, Fabiano Silva, Daniel Weingaertner.

Pensamento Computacional e Ensino de Programação: teoria e prática

Este projeto de pesquisa investiga teorias, artefatos e atividades para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional e o ensino de programação para pessoas de todas as faixas etárias e em contextos diversificados.

Coordenador: Roberto Pereira

Alunos: Júlia Ortiz, Carolina Moreira.

Teorias, Artefatos e Métodos para o Design Socialmente Consciente de Tecnologia e suas Aplicações

Tópicos de pesquisa e desenvolvimento como a Computação Ubíqua, Web Social e Internet das Coisas têm tornado mais evidente a necessidade de uma visão sistêmica para o design ? aqui considerado como todo o processo de construção, avaliação, disponibilização e uso ? de sistemas interativos. Tal visão deve considerar a solução técnica como parte de um sistema social mais complexo formado por pessoas, organizações, e normas (sociais, legais, técnicas). Uma visão sistêmica com práticas sócio-técnicas ainda não é uma realidade na área de Interação Humano-Computador (IHC), tampouco na Engenharia de Software ou na Computação e suas aplicações, e os profissionais envolvidos no design de tecnologias normalmente não estão preparados para torná-la realidade. Isso ocorre, em partes, porque: i) os currículos em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação tradicionalmente não direcionam grandes esforços no sentido de habilitar os estudantes a lidar com questões não-técnicas envolvidas no design de tecnologias; e ii) ainda há uma carência de trabalhos teórica e metodologicamente informados (artefatos, métodos, ferramentas, exemplos) que apoiem o entendimento dessas questões e a sua consideração explícita durante todo o processo de design de tecnologia computacional. É para esta frente que se propõe esta Linha de Pesquisa, a qual investigará e aplicará novas abordagens, artefatos, métodos e ferramentas para apoiar o desenvolvimento de sistemas computacionais em uma perspectiva sócio-técnica, ou socialmente consciente. Por socialmente consciente, considera-se o design de soluções que sejam socialmente responsáveis, participativas e universais, enquanto processo e enquanto produto. São esperados resultados teóricos, metodológicos e técnicos

Coordenador: Roberto Pereira

Alunos: Deógenes Jr.