Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos
Olá, que legal que você chegou até aqui, nos alegramos com sua visita! Vou te apresentar agora um projeto muito legal que se chama Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos.
Esse projeto nasceu na UFPR em 2017, com a parceria entre uma mestranda em Informática – Júlia, e o seu orientador – Professor Roberto Pereira. Esse projeto já teve uma fase preliminar na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, sob a orientação do Professor André Raabe. Mais pra frente a gente apresenta essa parte também 😉
Em certo dia, quando Júlia estava no campus Politécnico da UFPR, ela recebeu uma resposta meio inesperada (de uma forma não agradável), o que a deixou um pouco frustrada (quem não passa por coisas assim né?). Mas alguns instantes depois ela foi apresentada ao Professor Roberto, que a convidou para um café (quem o conhece, já sabe). No trajeto, ambos contaram um pouco do que faziam, e Júlia compartilhou sobre seu trabalho realizado na UNIVALI. Roberto, com sua visão de mestre, ofereceu uma nova ótica sobre o projeto de Júlia, e ali nasceu uma grande parceria, que progrediu para o Doutorado de Júlia (Início em 2019).
Sem mais delongas, apresento a vocês o projeto Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos!
Figura 01: Pesquisadores do Projeto reunidos com Alunos da EJA
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Aluna: Msc. Júlia dos Santos Bathke Ortiz – Currículo Lattes Júlia
Professor Orientador: Dr. Roberto Pereira – Currículo Lattes Roberto
Objetivos do Projeto:
Científico: Propor e avaliar um modelo conceitual para apoiar iniciativas de Pensamento Computacional com o publico da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Social: proporcionar aos estudantes da EJA contato com diferentes tecnologias (de acordo com seus interesses) e auxiliá-los na criação de seu conhecimento sobre como essas coisas funcionam. Por meio da iniciativa, favorecer o desenvolvimento de Cultura Digital.
Contexto:
Atualmente, várias áreas das nossas vidas estão sendo transformadas pela tecnologia. Hoje pedimos comida por meio do telefone, compramos coisas na internet, acessamos serviços pelo celular, nos reunimos digitalmente e uma série de outras coisas que surgem todos os dias.
Para poder desfrutar de tudo isso, e se atualizar de tudo que vem surgindo, é preciso ter algum conhecimento básico sobre tecnologias, algum nível de experiencia. Para quem já está acostumado, pode ser uma tarefa mais tranquila. Mas para quem ainda não está, é certamente um desafio.
Na área de Informática na Educação, existe um conjunto de habilidades, que se chama Pensamento Computacional, que diz respeito a utilizar técnicas e fundamentos da Computação na resolução de problemas. Falando assim, pode parecer algo difícil, mas posso te dizer que não é. Sabe quando você faz uma análise de qual fila de mercado pode ser a mais rápida a chegar na sua vez? Ou quando você de antemão separa todos os ingredientes para preparar uma receita (ou quando separa os materiais para o jogo de futebol?) Então, você está usando Pensamento Computacional!! Tcha-rãm!!!!!
A literatura diz que essa habilidade é ainda mais importante nos dias de hoje, justamente porque a tecnologia está em todos os lugares. Acontece que, para quem não tem muita vivência com a tecnologia, pensar computacionalmente pode ajudar as pessoas a compreender o funcionamento e passar a usufruir dos recursos que a tecnologia disponibiliza (além de poder ser aplicada em muitos outros lugares). Por isso, nosso projeto é promover esse Pensamento Computacional para um público que se encontra nessa condição de afastados digitalmente.
O público que nós escolhemos é a Educação de Jovens e Adultos (e claro que teria uma história por trás disso também, mas fica para outro momento). Essa modalidade de ensino é para pessoas acima de 15 anos que, por qualquer que seja a razão, não concluíram os estudos na idade adequada. A LDB que regulamenta essa modalidade de ensino é a de número 9.394/96. Nessa modalidade existe uma grande diversidade de alunos, de idades diferentes, que vieram de diferentes partes do Brasil, e que tem habilidades diferentes também. Entretanto, nos anos iniciais da EJA, o que costuma ser um denominador comum é que os alunos estão em fase de alfabetização. Parece estranho pensar em adultos na condição de não saberem ler e escrever, né? Mas é… Infelizmente, essa é a realidade de mais de 11 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE de 2018.
O que temos observado é que o fato de terem abandonado os estudos já pode ser um indício de situações desafiadoras que essas pessoas tenham enfrentado. E que, em decorrência da pouca prática em algumas habilidades (como a leitura), muitas outras situações desafiadoras ao longo da vida podem ter surgido.
Entendendo a garra e determinação desses alunos em retornar a escola na fase adulta, acreditamos que o Pensamento Computacional para eles pode ser muito útil, desde para ajudá-los no acesso a Tecnologia, para atuar na sociedade, exercer sua cidadania, entre muitos outros. É interessante também observar que por meio da tecnologia são oferecidos vários recursos por comando de voz que podem facilitar e muito a vida dos nossos alunos. É por isso que temos esse projeto, é por isso que ele nasceu!
Como funciona:
Atualmente esse projeto se desenvolve em Curitiba/PR. Temos uma parceria com a Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves no bairro Uberaba, e lá que estamos desenvolvendo nossas aulas.
Utilizamos neste projeto a analogia de série e temporadas. Então, podemos dizer que já realizamos duas temporadas de aulas, com oito episódios cada. Uma temporada realizada em 2018, outra em 2019.
Em 2020 estava previsto uma terceira temporada, porém por conta da recomendação de isolamento social que estamos vivendo, e pela falta de recursos para continuar esse projeto a distância – muitos alunos não tem celular próprio, a mesma está temporariamente suspensa. Mas, estamos pensando em formas de driblar essa situação, e para isso gostaríamos de contar com a sua ajuda. Mais pra frente eu te conto como.
O que abordamos em cada aula?
Temos uma visão Socialmente Consciente desse projeto, isso significa, na prática, que não vamos até a escola “ensinar” o que a gente quer, e sim que juntos, ouvindo cada pessoa que faz parte da iniciativa, buscando saber suas dúvidas, curiosidades, o que tem interesse em conhecer, é que identificamos qual ou quais tecnologias serão abordadas.
Em nossas temporadas anteriores, já falamos sobre: Votação, busca por comando de voz no YouTube, fazer chamadas de áudio e vídeo no WhatsApp, sacar dinheiro no Caixa Eletrônico 24horas, como votar em urnas eletrônicas, tirar fotos e fazer selfies, entre outras coisas. Temos um vídeo produzido sobre as aulas da primeira temporada (2018) em que é possível conhecer um pouquinho mais da iniciativa: Link para vídeo da primeira temporada do projeto.
Como posso participar?
Se você conhece alguém que gostaria muito de ser nosso aluno, é possível desde que sejam pessoas matriculadas na EJA na Escola Rachel Mader Gonçalves, no Bairro Uberaba, em Curitiba/PR. Basta chegar nesse endereço abaixo, e realizar a matrícula.
O endereço é: R. Erony Gonçalves Fernandes – Uberaba, Curitiba – PR, 81590-614
Se você é um pesquisador na área, um professor da EJA, ou de tecnologia, ou de informática, enfim, e que contribuir na parte técnica, é possível também, entre em contato conosco pelo e-mail jubathke gmail.com
Se você se interessou pelo projeto e gostaria de participar/contribuir de alguma outra forma, ficamos muito felizes com a sua generosidade! Existem duas formas que você pode participar. A primeira é doando pra gente algum aparelho celular que você tenha em casa. Não é necessário ser um celular novo, apenas necessitamos que eles esteja em perfeitas condições de uso, e tenha acesso a internet, essas coisas.
Eu te explico mais sobre isso nesse vídeo: Vídeo pedido de ajuda para a EJA. Se você quiser colaborar dessa forma, pode preencher o formulário desse link a seguir, que eu entro em contato. Formulário para doação de celulares para a EJA. Todos os celulares recebidos serão reconfigurados e doados para os alunos.
Agora, se você quiser ajudar de outra forma, te convidamos a participar da nossa campanha de doação, em que o objetivo é levantar recursos para aquisição de aparelhos de celular também para os alunos. Não existe valor mínimo (ou máximo) de contribuição. Link para campanha de doação EJA.
É isso pessoal! Obrigada por ter chegado até aqui!
Se você quiser conhecer um pouco das produções científicas que nós já realizamos até o momento, confira a lista abaixo.
Em 2020:
- Computational Thinking for Youth and Adults Education: Towards a Socially Aware Model – Artigo sobre a dissertação, 1º lugar no O Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE) 2020, parte do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE)
Em 2019:
- Atuando na Educação de Jovens e Adultos: nove princípios para guiar a prática
- Pensamento Computacional e Cultura Digital: discussões sobre uma prática para o letramento digital
- Teaching Computational Thinking: are we considering students’ socio-cultural context?
- Ten Years of Initiatives to Promote Computational Thinking: A Systematic Mapping of Literature
Em 2018:
- Aspectos do Contexto Sociocultural dos Alunos estão Presentes nas Pesquisas para Ensinar Pensamento Computacional?
- Um Mapeamento Sistemático Sobre as Iniciativas para Promover o Pensamento Computacional
Em 2017:
Em 2016 (quando tudo começou):
Figura 02: Foto da fase preliminar do projeto, em Itajaí/SC