Pensamento Computacional, Interação Humano-Dados e Open Design são temas de defesas e qualificação de mestrado
Entre julho e agosto ocorreram duas defesas e uma qualificação de mestrado de orientandos de nosso docente Roberto Pereira.
No dia 2 de julho, a agora mestre Júlia Bathke defendeu sua dissertação intitulada “Pensamento Computacional e Educação de Jovens e Adultos: na direção de um modelo socialmente consciente”, cuja ações estiveram em diálogo com nosso projeto de extensão Computando Meu Contexto. Participaram da banca os professores Marcos Castilho (UFPR), Laura García (UFPR), André Raabe (UNIVALI) e Clodis Boscaroli (UNIOESTE).
O projeto de pesquisa intitulado “Consolidação em Open Design: Uma Abordagem Sociotécnica” foi defendido pelo mestrando Deógenes Júnior no dia 26 de agosto. Participaram da banca o professor Andrey Pimentel (UFPR) e a professora Patricia Cristiane de Souza (UFMT).
No último dia 29 de agosto, o novo mestre Mateus Rambo fez a defesa de seu trabalho intitulado “Human-data Ideation: Um Framework Conceitual para Apoiar o Entendimento de Problemas em Interação Humano-dados”. Participaram da banca o professor Marcos Didonet (UFPR) e a professora Luciana Salgado (UFF).
Ambos os três trabalhos buscam trazer avanços em temáticas que vem demonstrando ser de extrema importância para avanços sociais e tecnológicos.