No próximo dia 16 de agosto, doze calouros vão representar a Universidade Federal do Paraná (UFPR) na Fase 2 da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp, a OBI é realizada anualmente desde 1999. Em 2024, a UFPR terá a sua delegação em 26 edições do torneio.

Os estudantes de Ciência da Computação e Informática Biomédica disputam a categoria Programação Nível Sênior, reservada a calouros de cursos superiores, e para avançarem à Fase 2 da OBI eles tiveram duas horas para responder a quatro problemas preparados pelo comitê organizador. Do grupo, dois calouros obtiveram a nota máxima, atingindo 400 pontos, por acertarem integralmente todas as questões.

Na Fase 1, realizada no dia 13 de junho, a UFPR já tinha batido o recorde de inscritos na Olimpíada Brasileira de Informática, com 18 participantes. Destes, 12 obtiveram a pontuação para participar da fase regional, cujo teste será aplicado, no Departamento de Informática, no mês que vem. Confira a relação de estudantes que irão representar a Federal do Paraná na OBI 2024:

Vinícius Hasse Nascimento

Gabriel Affonso Borges Caballero