Inscrições vão até 10 de setembro. Vaga é para professor adjunto com dedicação exclusiva com perfil para a docência e pesquisa na área

O Departamento de Informática (Dinf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu concurso público para vaga de professor adjunto na área de Engenharia de Software. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas de 12 de agosto a 10 de setembro. O departamento oferece dois cursos de graduação em bacharelado: Ciência da Computação e Informática Biomédica. Além disso, o Dinf também abriga um programa de pós-graduação em computação do Paraná, com conceito 6 da Capes, indicando excelência e reconhecimento internacional.

Para o preenchimento da vaga, o Dinf busca um docente que contribua com as atividades de ensino, pesquisa e extensão junto aos cursos de graduação e pós-graduação em computação. Com mais de cinco décadas de história, o Dinf se destaca pela excelência em pesquisa, formação de recursos humanos qualificados e projetos de impacto social. Além disso, o departamento conta com uma excelente infraestrutura de laboratórios e recursos para investigação e ensino, o que incentiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa dos docentes.

O Dinf está localizado no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba. A capital paranaense está entre as principais cidades com melhor qualidade de vida, com planejamento urbano eficiente e amplas áreas verdes. Frequentemente Curitiba é citada como modelo de cidade inteligente, sendo um importante centro cultural e econômico do país. Clique aqui e confira o edital do concurso público. As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail concurso@inf.ufpr.br.

Maior programa de pós-graduação em computação do Paraná

Com mais de 20 anos de história, o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGinf) da UFPR tem se destacado pela formação de quadros de qualidade, com egressos atuando em diversas universidades e instituições públicas e privadas no Brasil e no exterior. O Dinf oferece desde 1996 o curso de Mestrado em Informática e, desde 2009, o curso de Doutorado em Informática, primeiro doutorado público na área de Ciência da Computação no Paraná, atualmente com mais de 110 teses de doutorado defendidas. O PPGInf já graduou mais de 570 Mestres em Informática. Seu objetivo é oferecer aos seus estudantes uma formação sólida em conceitos fundamentais, sem negligenciar os aspectos práticos da ciência da computação.

Estímulo aos projetos de pesquisa dos docentesOs docentes do Dinf encontram no departamento um espaço de incentivo à pesquisa, com liberdade para propor projetos e buscar linhas dentro do campo da computação, ou ainda com foco em projetos multidisciplinares. Os projetos vinculados ao PPGinf se destacam por combinar uma abordagem socialmente responsável com uma diversidade de expertise acadêmica, o que lhe confere reconhecimento positivo no país. Atualmente são 15 projetos de pesquisa vinculados ao programa, organizados em três principais linhas de pesquisa: Inteligência Computacionallinha de pesquisa que aborda tópicos como descoberta de conhecimento automatizada, análise e preservação de artefatos digitais, criação e aprimoramento de workflows científicos, processamento e visualização de big data, defesa contra códigos maliciosos, monitoramento de redes heterogêneas, e aplicações de Inteligência Artificial na área de ciências forenses computacionais; Redes e Sistemas Distribuídoslinha de pesquisa que se concentra no estudo e desenvolvimento de metodologias, técnicas e ferramentas inovadoras para lidar com redes e sistemas distribuídos; e Tecnologia da Informaçãolinha de pesquisa que abrange pesquisas na área de Tecnologia da Informação, com foco em produzir conhecimento de alto impacto social.