Relatório apresentado no Congresso da SBC é assinado por grupo de trabalho liderado pelo coordenador do PPGInf da UFPR, Roberto Pereira

Na última quarta-feira, 24 de julho, durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), foi realizada a reunião do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Computação do país. O evento contou com a participação de diversos coordenadores de programas de pós-graduação de instituições como UFMA, UFMG, UFPR, UFC, PUC e UFPE. O destaque da reunião ficou por conta da apresentação do relatório técnico produzido por um grupo de trabalho liderado pelo professor Roberto Pereira, coordenador do programa de pós-graduação em informática da UFPR, e pela professora Renata Araújo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

O documento (clique aqui para acessar a íntegra do planejamento), assinado por coordenadores de vários programas do país, avalia os cursos de pós-graduação em Computação e propõe um planejamento para os próximos anos. O documento aponta a necessidade urgente de definição de políticas estratégicas de ciência e tecnologia para a computação, com forte investimento e flexibilidade de uso de recursos via universidades e seus programas de pós-graduação.

O objetivo é fomentar a formação de pessoal altamente qualificado, o desenvolvimento científico e tecnológico estratégico para o país, a absorção e retenção de profissionais qualificados, as condições de inovação e competitividade da iniciativa privada, a realização de projetos de interesse público e a soberania do país em tecnologias computacionais.

No relatório, os coordenadores também propõem a criação de grupos de trabalho para aprofundar as discussões e ações em cada item do planejamento. O documento técnico, que servirá como base para o diálogo, discussões e ações colaborativas a serem realizadas pelos diversos atores do ecossistema de pós-graduação em Computação nacional, também defende a estruturação do fórum para apoiar as coordenações com recursos e canais específicos para solução de dúvidas, troca de ideias e experiências.