O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Roberto Pereira, participou do I Workshop de Integração do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGComp) da Unioeste, realizado entre os dias 6 e 8 de agosto em Cascavel. Durante o workshop, Pereira abordou o Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), que é fruto de um projeto de cooperação entre a UFPR e a Unioeste.

O workshop é parte das comemorações dos cinco anos do PPGComp. No evento, Pereira detalhou o processo seletivo para o doutorado e como as aulas serão ministradas. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de cursar um doutorado que contará com dois orientadores: um da Unioeste e outro da UFPR.

O edital do doutorado abrange 33 temas diferentes dentro do campo da Computação, permitindo a formação de quadros técnicos em diversas áreas. As aulas ocorrerão na Unioeste, em Cascavel, com atividades anuais nos laboratórios do PPGInf em Curitiba, que possui o prestigiado conceito Capes 6, reconhecido aos centros de pesquisa de renome internacional.

As inscrições para o novo Doutorado em Computação estão abertas até 30 de agosto. Os interessados devem se inscrever através do edital 4/2024 do PPGInf, reunindo a documentação necessária, que inclui diplomas, históricos escolares, um projeto de pesquisa e cartas de recomendação

Reflexões sobre Sistemas Sociotécnicos – além da apresentação sobre o Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), o coordenador do PPGInf, Roberto Pereira, apresentou o trabalho intitulado Design de Sistemas Sociotécnicos: experiências e reflexões. O tema abordado na apresentação destaca a importância dos sistemas sociotécnicos, um conceito que tem sido explorado em diversas áreas ao longo das últimas décadas. Pereira enfatizou que, na área da computação, integrar questões humanas e técnicas se tornou não apenas um desafio, mas uma necessidade, especialmente à medida que os sistemas computacionais se tornaram parte integrante de quase todos os aspectos da vida cotidiana.