Oportunidade única para os estudantes do Oeste do Paraná, vai até 30 de agosto o prazo para as inscrições no novo Doutorado em Ciência da Computação ofertado na região. Fruto de uma parceria inédita entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), as aulas serão em Cascavel. As inscrições são gratuitas e são aceitos candidatos de qualquer graduação reconhecida pelo MEC, não só da área da Informática.

Para se inscreverem, os candidatos ao Doutorado em Ciência da Computação devem acessar o Edital 4/2024 do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) da UFPR, reunir os nove itens exigidos (documentação, diplomas, históricos escolares, carta de apresentação, projeto de pesquisa e currículo Lattes, além das duas cartas de recomendação) e garantir o envio deles para a coordenação do PPGInf-UFPR.

Os candidatos selecionados terão a oportunidade de cursar um Doutorado Interinstitucional (Dinter), no qual terão dois orientadores, sendo um da Unioeste Cascavel e o outro da UFPR. Além das aulas no Oeste do Paraná, todos os anos haverá atividades em Curitiba, nos laboratórios do PPGInf-UFPR, que recebeu o prestigiado Conceito CAPES 6, dado somente a centros de pesquisa com renome internacional.

A ideia é que a parceria entre a UFPR e a Unioeste Cascavel fortaleça o Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGComp) da universidade estadual, criado há cinco anos e que é o único do seu tipo em toda a região Oeste do Paraná. De 2019 para cá, o PPGComp já formou 30 mestres. O Doutorado em Ciência da Computação é uma oportunidade para formar quadros técnicos em diversas áreas, pois o edital contempla 33 temas diferentes dentro do campo de conhecimento.

Edital 4/2024 PPGInf-UFPR: