Cronologia das defesas recentes do laboratório
Entre dezembro de 2019 e agosto de 2020 ocorreram 10 defesas de orientandos de nosso grupo de pesquisa.
No dia 09 de dezembro tivemos a qualificação de mestrado do nosso aluno Jonata Silva, orientado pela profa. Laura Sanchez García, intitulado “TUILI-Blind: Uma Interface de Usuário Tangível como apoio ao Letramento pela Via-Direta acessível por crianças cegas”. Participaram da banca o prof. André Guedes (UFPR) e profa. Márcia Valéria Rodrigues Ferreira (CEFET-MG).
Em 16 de dezembro tivemos a qualificação de mestrado do nosso aluno Ermelindo Schultz, orientado pela profa. Laura Sanchez García, intitulado “Quatro Pilares para o Cultivo de Convivências Criativas com Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social”. Participaram da banca o prof. Rodrigo Gonzatto (PUCPR) e prof. Roberto Pereira (UFPR).
A última defesa do mês de dezembro ocorreu no dia 17, com a qualificação de doutorado da nossa aluna Liliam Orquiza orientada pela profa. Laura Sánchez García, intitulado “Popularização da Ciência: A Pesquisa-Ação como Instrumento de Construção do Conhecimento Científico e Inclusão Social”. A banca foi composta pelos professores Carlos Eduardo Iatskiu (UNIGUAIRACÁ) e Roberto Pereira (UFPR).
No dia 03 de março tivemos a defesa de nosso aluno Antônio, orientado pela profa. Laura Garcia e pela profa. Tânya Felipe (INES), ele defendeu seu trabalho intitulado “LEX-LIBRAS: Descrição das Unidades Morfossintáticas da Libras a partir dos Parâmetros Fonológicos para o Processo de Tradução Automática por um Avatar”. Participaram da banca os professores Diego Antunes (UTFPR-Ponta Grossa) e André Guedes (UFPR).
Também no dia 03 tivemos a defesa de mestrado da nossa aluna Ludmilla, orientada pela profa. Laura Garcia e pela profa. Tanya Felipe (INES-DESU). Ela defendeu seu trabalho intitulado “CAJEDUS: Uma Metodologia para Concepção de Jogos Educativos para Crianças Surdas Baseados em Objetivos de Aprendizagem da Educação Infantil”. Participaram da banca os professores Rafael Canteri (UFMS) e Roberto Pereira (UFPR).
Já no dia 05 de março ocorreu a qualificação de doutorado do aluno Emerson Fedechen, orientando do prof. Dr. Roberto Pereira, intitulada “Apoio ao engajamento no Design Aberto de Software Interativo”. A banca foi composta pela profª. Dra. Isabela Gasparini (UDESC) e pelos prof. Dr. Clodis Boscarioli (UNIOESTE) e prof. Dr. Andrey Pimentel (UFPR).
Em 27 de março tivemos a defesa de tese de doutorado intitulada “Identifying Evidences of Computer Programming Skills Through Automatic Source Code Evaluation”, defendida pelo Andres J Porfirio e orientado pelos professores Dr Eleandro Maschio (UTFPR) e Dr Roberto Pereira (UFPR). Na tese, o candidato propõe um método para a análise automática de código fonte na busca por evidências do aprendizado de conceitos de programação. Participaram da banca: Dra Patricia Jaques Maillard (UNISINOS), Dra Avanilde Kemczinski (UDESC), Dr Alexander Kutzke (UFPR), Dr Andrey Pimentel (UFPR) e Dr Marcos Castilho (UFPR).
A última defesa do mês de março ocorreu no dia 31, com a dissertação de mestrado intitulada “UUDT-MA: Técnica para Projeto da Usabilidade e Experiência do Usuário em Aplicações Móveis”, defendida pela nossa aluna Tayná Lopes e orientada pela professora Dra Natasha Valentim (UFPR). Participaram da banca: Dra Sílvia Bim (UTFPR), Dr Andrey Pimentel (UFPR) e Dr Roberto Pereira (UFPR).
No dia 9 de abril ocorreu a defesa de mestrado do aluno Deógenes Pereira Junios, orientando do prof. Dr. Roberto Pereira (UFPR), intitulada “Consolidação em Open Design: uma abordagem sociotécnica”. A banca foi composta pela profa. Patricia Cristiane de Souza (UFMT) e pelo prof. Andrey Pimentel (UFPR).
Por último, no dia 31 de agosto tivemos a defesa de mestrado de Aline de Oliveira Sousa, intitulada “UXUG-AP – Diretrizes de Usabilidade e Experiência do Usuário para Projeto Ágil”, orientada pela professora Natasha Valentim (UFPR). Participaram da banca: Awdren de Lima Fontão (UFMS), Roberto Pereira (UFPR) e Andrey Ricardo Pimentel (UFPR).
Parabéns a todos pelos trabalhos!