Apresentação
Criado pela Profa. Laura S. García, o Laboratório Design de Interação para a Inclusão Social e a Educação Universal atua nas áreas de Interação Humano-Computador (IHC), Processamento de Linguagem Natural (PLN), Informática na Educação (IE) e Engenharia de Software (ES), com motivações teóricas, metodológicas e socialmente situadas. Leia mais sobre a história do grupo.
Com mais de 20 anos de história, as pesquisas do Laboratório têm caráter social, inclusivo e participativo, com forte atuação no intersecção de IHC-IE-ES. Os eixos de atuação são:
- Acessibilidade e Tecnologias Assistivas;
- Aplicações Móveis e Web;
- Ambientes de apoio ao letramento universal;
- Ambientes de estímulo à solidariedade e à colaboração humanas;
- Arquitetura computacional para interação em Libras;
- Design e Avaliação de Usabilidade e Experiência do Usuário;
- Design socialmente consciente: teorias, métodos e aplicações;
- Interfaces Naturais de Usuários (NUI).
Docentes
Públicos-alvo endereçados
- Desenvolvedores de software e desenvolvedores de hardware (interfaces tangíveis)
- Analistas, Projetistas/Designers e Avaliadores de software.
- Estudantes e professores de Educação Pública em todos seus níveis formais
- Estudantes e professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos)
- Comunidades Surdas no Brasil (e, por hipótese, comunidades universais que se comunicam por línguas de sinais) que precisam de acesso à informação, ao conhecimento e à participação em sua construção
- Crianças e jovens com cegueira e baixa visão e professoras/es destes
- Adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e educadores sociais de gestões públicas de escopos municipal, estadual e federal
- Pessoas em outras situações de exclusão social
- Seres humanos em geral sensíveis à necessidade urgente de intervenções sociais em prol de um mundo mais justo
- Usuários de bancos de dados
Vídeo: ALÉM DAS 8 – Laboratório de Design de Interação para Inclusão e Desenvolvimento Social