Apresentação

Criado pela Profa. Laura S. García, o Laboratório Design de Interação para a Inclusão Social e a Educação Universal atua nas áreas de Interação Humano-Computador (IHC), Processamento de Linguagem Natural (PLN), Informática na Educação (IE) e Engenharia de Software (ES), com motivações teóricas, metodológicas e socialmente situadas.  Leia mais sobre a história do grupo.

Com mais de 20 anos de história, as pesquisas do Laboratório têm caráter social, inclusivo e participativo, com forte atuação no intersecção de IHC-IE-ES. Os eixos de atuação são:

  • Acessibilidade e Tecnologias Assistivas;
  • Aplicações Móveis e Web;
  • Ambientes de apoio ao letramento universal;
  • Ambientes de estímulo à solidariedade e à colaboração humanas;
  • Arquitetura computacional para interação em Libras;
  • Design e Avaliação de Usabilidade e Experiência do Usuário;
  • Design socialmente consciente: teorias, métodos e aplicações;
  • Interfaces Naturais de Usuários (NUI).

Docentes

Públicos-alvo endereçados

  • Desenvolvedores de software e desenvolvedores de hardware (interfaces tangíveis)
  • Analistas, Projetistas/Designers e Avaliadores de software.
  • Estudantes e professores de Educação Pública em todos seus níveis formais
  • Estudantes e professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos)
  • Comunidades Surdas no Brasil (e, por hipótese, comunidades universais que se comunicam por línguas de sinais) que precisam de acesso à informação, ao conhecimento e à participação em sua construção
  • Crianças e jovens com cegueira e baixa visão e professoras/es destes
  • Adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e educadores sociais de gestões públicas de escopos municipal, estadual e federal
  • Pessoas em outras situações de exclusão social
  • Seres humanos em geral sensíveis à necessidade urgente de intervenções sociais em prol de um mundo mais justo
  • Usuários de bancos de dados

Vídeo: ALÉM DAS 8 – Laboratório de Design de Interação para Inclusão e Desenvolvimento Social