Os trabalhos abordam robótica em contextos educacionais não formais, desenvolvimento de robôs modulares e técnicas avançadas de Visual SLAM, e destacam o uso de tecnologias acessíveis para inclusão digital

O Laboratório Visão Robótica e Imagem (VRI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem cinco artigos aprovados no 16th Workshop of Robotics on Education (WRE) 2025, que será realizado em Vitória, Espírito Santo, de 13 a 15 de outubro. O VRI desenvolve pesquisas em várias áreas relacionadas à visão computacional, robótica e processamento de imagens. Entre os temas principais estão o reconhecimento de padrão, aprendizado de máquina, biometria, processamento de imagens e robótica móvel, incluindo também abordagens bioinspiradas. As pesquisas aprovadas para apresentação no WRE foram orientadas pelo professor do Departamento de Informática (Dinf) e um dos coordenadores do VRI. Voltado para a apresentação e discussão de trabalhos relacionados à robótica no contexto educacional, o WRE reúne pesquisadores, professores e estudantes para troca de conhecimento e experiências.

Os artigos aprovados pelo VRI são:

Educational Robotics in a Non-Formal Context: A Comparative Analysis of Attitudes in an NGO (2023-2024) – Carlos Ribeiro, Rodrigo Henrique Cunha Palácios, Eduardo Todt.
Este artigo investiga o impacto de intervenções em robótica educacional sobre atitudes de jovens entre 7 e 13 anos em uma ONG no período de 2023 a 2024. Através do Instrumento de Medição de Atitudes em Robótica, foram avaliados disposições para aprender, autoconfiança, pensamento computacional e trabalho em equipe, com evolução positiva significativa em todos. O estudo ocorreu em um contexto de educação não formal voltada a crianças em situação socioeconômica vulnerável, utilizando materiais acessíveis e alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também são discutidas diferenças de gênero e correlações entre os construtos avaliados, indicando um ciclo virtuoso de desenvolvimento através da robótica.

VRI4WD UFPR-MAP: A Multi-Sensor Dataset with Geodetic Ground-Truth for Wheeled Mobile Robots in Hybrid Environment – Carlos Eduardo Magrin, Felipe Bombardelli, Wander da Cruz, Eduardo Todt.
Este artigo apresenta um conjunto de dados coletados com o robô móvel VRI4WD, equipado com sensores de baixo custo, incluindo GPS, laser, IMU, ultrassom e outros, para ambientes híbridos internos e externos. O dataset possui validação geodésica por GNSS e estação total e cobre um percurso de aproximadamente 350 metros no campus da UFPR. O trabalho destina-se a apoiar pesquisas em fusão de sensores, localização e mapeamento robótico, especialmente em transições entre ambientes internos e externos, um desafio usual na robótica móvel.

Analysis of Rolling Shutter Correction Techniques for Visual SLAM – Gabriel Pontarolo, Felipe Bombardelli, Eduardo Todt.
O artigo avalia o desempenho de três técnicas de correção de efeito Rolling Shutter (RS) baseadas em deep learning para melhorar a precisão do Visual SLAM usando câmeras CMOS. As correções permitiram obter trajetórias com erros comparáveis às obtidas com câmeras Global Shutter, com destaque para os métodos 2F-DFRSC e JAMNet, enquanto o método SUNet apresentou resultados inferiores. O estudo aponta a necessidade de otimizações para reduzir o tempo de inferência e viabilizar aplicações em tempo real, contribuindo para o uso mais acessível de câmeras CMOS em robótica.

Both of Us: Development of a Multi Featured Service Robot – Luize Duarte, Luan Matheus Dalmazo, Gabriel Pontarolo, Felipe Bombardelli, Eduardo Todt.
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um robô modular de serviço, focado em fins educacionais e de pesquisa, com hardware acessível e software baseado em ROS 2. O robô integra SLAM, navegação, visão computacional e interação por voz, utilizando um assistente virtual com modelos de linguagem avançados. A arquitetura distribuída e o uso de componentes modulares e impressos em 3D garantem flexibilidade. O projeto destaca a aplicação prática para aprendizado em robótica e inteligência artificial, com planos de futuras melhorias, como inclusão de sensores IMU.

Robótica Educacional para Inclusão Digital em ONGs: Relato de Experiência com Kit de Baixo Custo em Ambiente de Educação Não Formal – Weslem Cristiano da Silva, Carlos Ribeiro, Daniela Trindade, Rodrigo Henrique Cunha Palácios, Eduardo Todt.
Este artigo relata a aplicação de robótica educacional com um kit maker de baixo custo baseado em Arduino Nano, em uma ONG que atende crianças em vulnerabilidade socioeconômica. O kit custou cerca de R$ 151,43, sendo acessível e de fácil montagem, com programação simplificada na plataforma Open Roberta Lab. A experiência mostrou desenvolvimento de habilidades socioemocionais e técnicas, com alto engajamento, reforçando a relevância da robótica para inclusão digital e aprendizado ativo em contextos com recursos limitados. O trabalho também evidencia a necessidade de estratégias pedagógicas adaptadas para diferentes perfis.