Trabalho fruto do doutorado de Thiago Prado de Campos pelo PPGInf propõe desenvolvimento e validação de um questionário especializado para avaliar a experiência do usuário
A pesquisa de doutorado do Departamento de Informática (Dinf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está concorrendo ao prestigiado Prêmio Junia Coutinho Anacleto, que será entregue durante o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2025). O trabalho, intitulado “A Usability and User Experience Evaluation Technology for Touchable Holographic Solutions”, é fruto do doutorado de Thiago Prado de Campos pelo PPGInf da UFPR, com coautoria dos orientadores professores Eduardo Filgueiras Damasceno, da UTFPR, e Natasha Malveira Costa Valentim, do Dinf/UFPR.
O prêmio Junia Coutinho Anacleto é uma distinção de grande relevância na área de Interação Humano-Computador (IHC) no Brasil, reconhecendo as melhores teses, dissertações e trabalhos de graduação em nível nacional. O concurso busca destacar pesquisas que apresentem contribuições significativas, originalidade, rigor metodológico e impacto social, reforçando o avanço da área no país. A premiação é realizada durante a programação do IHC, a ser realizado entre os dias 8 e 10 de setembro.
Com o avanço acelerado das tecnologias imersivas, especialmente Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR), a interação por meio de hologramas tocáveis vem se destacando em múltiplas áreas, desde o entretenimento até a educação. Contudo, avaliar a usabilidade e a experiência do usuário (UX) nesses ambientes inovadores representa um desafio significativo para pesquisadores e desenvolvedores.
Pensando nessa lacuna, o trabalho de Thiago Prado de Campos desenvolveu e validou o UUXE-ToH (Usability and User eXperience Evaluation in Touchable Holography), um questionário específico para mensurar a usabilidade e experiência em soluções holográficas touchables (Touchable Holographic Solutions – THS). Essas soluções inovadoras permitem a manipulação de objetos virtuais diretamente no espaço físico, sem o uso de interfaces físicas tradicionais, ampliando as possibilidades de interação em ambientes AR e MR.