Artigo a ser apresentado no evento nacional sobre cibersegurança apresenta a abordagem MicroSec Traffic, destinada a otimizar sistemas clássicos de detecção de intrusos

O artigo “MicroSec Traffic: utilizando estratégias de engenharia de tráfego para aprimoramento da eficiência de sistemas de detecção de intrusão”, foi aprovado para apresentação no Simpósio Brasileiro de Cibersegurança (SBSeg) 2025. O trabalho foi desenvolvido por Mateus dos Santos Herbele, integrante do SecRET e pesquisador de graduação do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL); pelo doutorando Raphael Kaviak Machnicki, também pesquisador do SecRET pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf); e por Vinicius Fulber-Garcia, coordenador do PPGInf e coordenador do SecRET.

O SecRET é um núcleo de pesquisa vinculado à UFPR, atua em cibersegurança com projetos que envolvem monitoramento, análise e detecção de ameaças em redes computacionais, além do desenvolvimento de ferramentas e metodologias voltadas para segurança da informação. O artigo da equipe apresenta a abordagem MicroSec Traffic, destinada a otimizar sistemas clássicos de detecção de intrusos (IDS), a exemplo do Snort e Suricata.

O método baseia-se em técnicas de engenharia de tráfego, especialmente packet washing, para reduzir a quantidade de dados analisados, sem comprometer a detecção de ameaças. Os testes realizados pelo grupo mostraram que, após a adaptação das regras do IDS e do tráfego em questão, houve redução de tempo de processamento e de volume de dados analisados, mantendo-se os alertas relevantes.

O MicroSec Traffic foi validado em ambiente controlado, utilizando conjuntos reais de ataques (CIC-IDS2017) e o Snort 3, consolidando compatibilidade com soluções tradicionais. A pesquisa também destaca desafios de adaptação das regras e limitações

Evento de referência nacional na área, a edição atual do SBSEG, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), será realizado de 1 a 4 de setembro em Foz do Iguaçu-PR. O simpósio reúne pesquisadores, profissionais e estudantes em sessões técnicas, minicursos, workshops e palestras. A edição deste ano marca os 25 anos do evento.