Trabalho “Deceptive Patterns under a Sociotechnical View”, de Luiz Baroni, foi finalista no Prêmio Junia Coutinho Anacleto
O mestre em Ciência da Computação pela UFPR, Luiz Adolpho Baroni, recebeu menção honrosa no Prêmio Junia Coutinho Anacleto na categoria trabalhos de dissertação com o trabalho “Deceptive Patterns under a Sociotechnical View”. A entrega do certificado foi realizada nesta quarta-feira (10) durante a programação da XXIII edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), em Brasília. “Estar entre tantos trabalhos de excelência e ser finalista em um dos principais prêmios de teses e dissertações de IHC do país é uma honra. Receber a menção honrosa representa o resultado de muito esforço e tempo dedicado à minha dissertação”, destaca Luiz.
Defendida no final de 2023 sob orientação do coordenador do PPGInf, Roberto Pereira, a dissertação de Luiz, que hoje é professor no curso de ciência da computação da Universidade Tuiuti, propõe uma análise crítica sobre os padrões enganosos em interfaces de usuários, tema em ascensão no cenário digital.
O foco da pesquisa é compreender como estes padrões podem afetar a experiência do usuário e consequentemente comprometer a privacidade. Os “deceptive patterns” são estratégias utilizadas em design de interfaces que visam enganar o usuário ou favorecer interesses específicos dos desenvolvedores, como a ocultação de cláusulas em textos pequenos. No trabalho, Luiz aponta categoriza tais padrões como sendo fenômenos sociotécnicos, que requer uma análise abrangente que considere tanto as dimensões humanas (valores e emoções) quanto as técnicas (tecnologia utilizada).
Ao revelar uma lacuna na literatura sobre o tema, Luiz fomenta a partir da sua contribuição discussões mais profundas sobre ética no design de interfaces e a responsabilidade dos desenvolvedores em criar experiências mais transparentes e seguras para os usuários.