Universidade foi representada com delegação recorde em Brasília no maior evento latoniamericano de fatores humanos em sistemas computacionais

Os pesquisadores do Departamento de Informática (Dinf) da UFPR brilharam na XXIII edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, em Brasília. A UFPR foi representada no evento com uma delegação recorde, com 12 professores e pesquisadores de graduação e pós-graduação. Três trabalhos apresentados pelos pesquisadores foram premiados no maior evento latino-americano sobre interação humano-computador (IHC), realizado entre os dias 7 e 11 de outubro. O destaque foi para o artigo “Diagnóstico da Plataforma MECRED: combinando diferentes métodos de avaliação para informar o redesign”, que ganhou o prêmio Best Paper da trilha IHC na Prática, dentre os trabalhos sobre pesquisa aplicada.

O trabalho aborda as etapas de redesign da plataforma MECRED, desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), grupo de pesquisa vinculado ao Dinf, em parceria com o Ministério da Educação. A plataforma é o maior repositório de recursos digitais educacionais do país, e foi criado para se consolidar como um espaço colaborativo para educadores, alunos e a comunidade acadêmica. O trabalho premiado no IHC 2024 é de autoria do coordenador do PPGInf da UFPR, Roberto Pereira; da doutoranda em Ciência da Computação, Krissia Menezes; dos mestrandos em Informática pelo PPGInf, Jonas Guerra e Richard Ferreira – gerente de projetos do C3SL; e da integrante da equipe técnica do MEC no projeto, Ana Paula Gaspar Gonçalves.

Dois outros trabalhos foram contemplados no evento com Menção Honrosa no Prêmio Junia Coutinho Anacleto, concurso de teses, dissertações e trabalhos de graduação em Interação Humano-Computador. A distinção é promovida anualmente pela Comissão Especial de IHC, órgão colegiado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), ao longo da programação do simpósio. Um dos trabalhos que recebeu a menção honrosa é a dissertação do mestre em Ciência da Computação pela UFPR, Luiz Adolpho Baroni. “Estar entre tantos trabalhos de excelência e ser finalista em um dos principais prêmios de teses e dissertações de IHC do país é uma honra. Receber a menção honrosa representa o resultado de muito esforço e tempo dedicado à minha dissertação”, destaca Luiz.

Defendida no final de 2023 sob orientação do coordenador do PPGInf, Roberto Pereira, a dissertação de Luiz, intitulada “Deceptive Patterns under a Sociotechnical View” propõe uma análise crítica sobre os padrões enganosos em interfaces de usuários, tema em ascensão no cenário digital. O foco da pesquisa é compreender como estes padrões podem afetar a experiência do usuário e consequentemente comprometer a privacidade. Os “deceptive patterns” são estratégias utilizadas em design de interfaces que visam enganar o usuário ou favorecer interesses específicos dos desenvolvedores, como a ocultação de cláusulas em textos pequenos. No trabalho, Luiz aponta categoriza tais padrões como sendo fenômenos sociotécnicos, que requer uma análise abrangente que considere tanto as dimensões humanas (valores e emoções) quanto às técnicas (tecnologia utilizada).

Na categoria monografia no Prêmio Junia Coutinho Anacleto, também ganhou a menção honrosa o pesquisador Eduardo Mathias, com o trabalho “SIMCAQ: Um Diagnóstico Sociotécnico”. O artigo escrito por Mathias é resultado da conclusão do curso de bacharelado em Ciência da Computação, junto ao Dinf, sob a orientação do professor Roberto Pereira. Segundo Mathias, ter participado do prêmio Junia Coutinho Anacleto é o início de uma carreira promissora na pesquisa em computação, um sonho que ele vem perseguindo desde a graduação. “Representa bastante para mim ter esse primeiro artigo publicado e apresentá-lo em Brasília. Ressalta o potencial de todo mundo que está se formando em Ciência da Computação e que quer seguir essa área acadêmica”, destaca.

O trabalho de Mathias é focado no Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SIMCAQ), projeto desenvolvido pelo C3SL com o Ministério da Educação. O bacharel em Ciência da Computação foi um dos bolsistas do projeto junto ao centro de pesquisa em 2023. O SIMCAQ é um sistema online gratuito para estimar o custo de proporcionar educação de qualidade em escolas públicas de educação primária. O objetivo do projeto é servir como uma ferramenta de planejamento educacional que enfatiza o aspecto orçamentário, diagnosticando o contexto educacional em níveis municipal, estadual e nacional. No paper, o pesquisador propõe um diagnóstico sociotécnico do SIMCAQ, identificando aspectos de melhorias para o sistema, como aprimoramento na interface e usabilidade da plataforma, bem como melhorias na cultura de trabalho das equipes do projeto.