Desafio estilo capture the flag contou com 200 competidores em evento online da Boitatech

O mestrando do Departamento de Informática (Dinf) da UFPR, pesquisador em segurança computacional e integrante dada equipe do SECRET, grupo de pesquisa de segurança e engenharia reversa ligado ao Laboratório de Redes e Sistemas Distribuídos (LarSiS), e ex-bolsista do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), Cláudio Torres Júnior, ficou em 9ª colocação dentre os 200 competidores que participaram do desafio Capture The Flag (CTF) da IV Semana Aratu, no último dia 27/09. Com programação de palestras e workshop, o evento é realizado anualmente pela Boitatech, e tem como objetivo democratizar conhecimentos sobre a área de tecnologia, com maior foco em segurança da informação e hacking.

O desafio CTF da Boitatech foi realizado em dois dias de intensa atividade e desafios para os competidores. Segundo Cláudio, as atividades contaram com desafios técnicos, incluindo exploração de vulnerabilidades em aplicações e engenharia reversa. Para o mestrando, ficar entre os dez mais bem colocados na competição representa um reconhecimento significativo de suas habilidades e dedicação ao campo da segurança cibernética. “Os CTFs simulam vulnerabilidades reais e são uma ótima fonte de aprendizado para aprender a lidar com os problemas de segurança encontrados no mundo real, o que me deixa ainda mais motivado a seguir evoluindo no campo da segurança computacional”, destaca Cláudio.

O CTF é um desafio em que os participantes precisam explorar vulnerabilidades em sistemas, solucionando o máximo de problemas em menor tempo possível. Conforme os competidores vão resolvendo com sucesso cada desafio, eles vão capturando as bandeiras (flags). Cada bandeira pode apresentar peso diferente na contagem final. Assim, bandeiras correspondentes a desafios que foram resolvidos por um menor grupo de pessoas respondem por um peso maior no score final.