TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é desenvolvido no final do curso e envolve a realização de pesquisa e desenvolvimento em uma área específica da Computação, sob a orientação de um docente da área.

No curso de BCC, o TCC é dividido nas disciplinas TCC1 e TCC2, sendo TCC1 pré-requisito para TCC2. Usualmente em TCC1 se realiza a parte teórica do trabalho, como estudo bibliográfico, definição e detalhamento do projeto, enquanto em TCC2 desenvolve-se a parte prática, com implementação, validação e avaliação dos resultados. Essa distribuição, contudo, pode variar conforme o orientador e o tema abordado.

Ao final de TCC1 o aluno deve produzir um relatório final, que será avaliado pelo orientador para a definição da nota na disciplina. Ao final de TCC2 o aluno deverá produzir uma monografia descrevendo todo o seu trabalho e defendê-la perante uma banca examinadora.

Orientação

Cabe ao aluno contactar o docente de interesse para desenvolver seu TCC e matricular-se na disciplina correspondente (TCC1 ou TCC2, na turma do orientador), durante a fase de matrículas de cada período letivo.

Formato do texto

O relatório final de TCC1 não tem formato específico, mas sugere-se usar o formato de artigo da SBC.

A monografia resultante de TCC2 deve estar no formato definido pela biblioteca da UFPR (modelo LaTeX).

Defesa

A banca de defesa de TTC2 é definida pelo orientador, seguindo as regras do curso. O aluno deverá entregar sua monografia ao orientador e à banca ao menos 2 semanas antes da defesa. Após a defesa, o orientador deve enviar a ata de defesa assinada e a monografia revisada pelo aluno para a secretaria do curso, através de um processo SEI (vide instruções para entrega final).

Links