Esta página contém perguntas frequentes sobre o curso, tanto para o público externo quanto para os alunos. Neste site existem páginas específicas para perguntas frequentes sobre estágios e sobre atividades formativas. Além disso, sugere-se consultar a lista de perguntas frequentes da COPAP/PROGRAD.
1. Sou ex-aluno e preciso de uma cópia do histórico escolar, como solicitar?
A secretaria do curso só tem acesso aos dados dos alunos ativos. Documentos relacionados a ex-alunos devem ser solicitados à PROGRAD/UFPR, através do e-mail atendimento@ufpr.br (veja esta FAQ).
2. Perdi meu diploma, como consigo uma segunda via?
A emissão de segunda via do diploma é regulada pela Resolução 16/2017 da COPLAD/UFPR. Para a solicitação de emissão devem ser fornecidos os seguintes documentos:
- Requerimento de 2ª via do diploma devidamente preenchido.
- GRU da taxa de emissão paga (vide instruções no requerimento).
- Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento.
- Cópia autenticada da Carteira de Identidade (RG).
- Cópia do diploma (frente e verso), se for possível.
- Cópia autenticada do Boletim de Ocorrência, em caso de roubo.
Os documentos acima devem ser entregues na secretaria do curso (agendar dia e horário através do e-mail bcc@inf.ufpr.br). O prazo de emissão é de até 180 dias.
3. Como solicitar transferência para o curso?
Na UFPR, todas as transferências internas (entre cursos) e externas (de outras instituições) são geridas exclusivamente pelo Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes – PROVAR, da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR. O PROVAR tem regras, editais e calendários próprios, sem participação das coordenações de curso.
Normalmente o número de vagas disponíveis para transferência no PROVAR é pequeno ou nulo. Por isso, a opção mais garantida é entrar pelo vestibular ou ENEM/SiSU e eliminar as disciplinas já cursadas na instituição anterior através de pedido de equivalência.
4. Acabei de concluir todos os créditos, o que faço para me formar?
Você deve enviar a ficha de provável formando devidamente preenchida para a secretaria do curso (bcc@inf.ufpr.br). Mais tarde, quando for marcada a data de colação de grau, a secretaria lhe enviará um e-mail com as demais orientações.
5. Como faço para trancar o curso?
Todo aluno tem direito a 3 trancamentos: o primeiro é voluntário e imotivado; o segundo e terceiro devem ser devidamente justificados e documentados, sendo julgados pelo Colegiado de Curso (conforme a resolução CEPE/UFPR 97-A/2015). Cada trancamento dura 2 períodos letivos consecutivos; o destrancamento ocorre automaticamente ao final desse prazo, mas o aluno pode destrancar antes se o desejar.
Trancamentos e destrancamentos devem ser solicitado através do SIGA, respeitando os prazos definidos no calendário acadêmico vigente.
6. Sou aluno de outro curso da UFPR e quero fazer uma disciplina do BCC, como faço?
Alunos da UFPR podem cursar disciplinas eletivas em cursos diferentes do seu. O procedimento é este:
- O aluno solicita matrícula em disciplina eletiva pelo SIGA, nas datas definidas no calendário acadêmico.
- O departamento que oferece a disciplina (DINF, para as disciplinas de informática) analisa/defere.
- A coordenação do curso do aluno analisa/defere.
- A PROGRAD analisa/defere.
Observe que o pedido não passa pela coordenação do curso de Ciência da Computação (BCC). Quem aprova é o Departamento que oferece a disciplina e o coordenador do curso do aluno interessado.
7. Sou externo à UFPR e quero fazer uma disciplina do BCC, como faço?
Pessoas sem ligação com a UFPR que tenham ao menos o ensino médio podem cursar disciplinas isoladas dos cursos da UFPR. Interessados devem enviar sua solicitação ao departamento que oferece a disciplina de interesse, repeitando os prazos definidos no calendário acadêmico e as instruções definidas pela PROGRAD/UFPR.
Observe que o pedido não passa pela coordenação de curso; quem recebe, analisa e aprova é o Departamento que oferece a disciplina (no caso das disciplinas de informática, DINF e SEPT).