Perguntas frequentes

Esta página contém perguntas frequentes sobre o curso, tanto para o público externo quanto para ex-alunos. Neste site existem páginas específicas para perguntas frequentes sobre estágios e sobre atividades formativas. Além disso, sugere-se consultar a lista de perguntas frequentes da COPAP/PROGRAD.

Como ingressar no curso?

Nosso curso tem entrada anual com 80 vagas, sendo 64 vagas pelo concurso vestibular da UFPR e 16 vagas pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificado, que usa os resultados do ENEM). Além disso, alunos que cursam outras universidade ou outros cursos na UFPR podem solicitar transferência para nosso curso (vide abaixo).

Como solicitar transferência para o curso?

Na UFPR, todas as transferências internas (entre cursos) e externas (de outras instituições) são geridas exclusivamente pelo Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes – PROVAR, da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR. O PROVAR tem regras, editais e calendários próprios, sem participação das coordenações de curso.

Normalmente o número de vagas disponíveis para transferência no PROVAR é pequeno ou nulo. Por isso, a opção mais garantida é entrar pelo vestibular ou ENEM/SiSU e eliminar as disciplinas já cursadas na instituição anterior através de pedido de equivalência.

Sou aluno de outro curso da UFPR e quero fazer uma disciplina do BCC, como faço?

Alunos da UFPR podem cursar disciplinas eletivas em cursos diferentes do seu. O procedimento é este:

  1. O aluno solicita matrícula em disciplina eletiva pelo SIGA, nas datas definidas no calendário acadêmico.
  2. O departamento que oferece a disciplina (DINF, para as disciplinas de informática) analisa/defere.
  3. A coordenação do curso do aluno analisa/defere.
  4. A PROGRAD analisa/defere.

Observe que o pedido não passa pela coordenação do curso de Ciência da Computação (BCC). Quem aprova é o Departamento que oferece a disciplina e o coordenador do curso do aluno interessado.

Sou externo à UFPR e quero fazer uma disciplina do BCC, como faço?

Pessoas sem ligação com a UFPR que tenham ao menos o ensino médio podem cursar disciplinas isoladas dos cursos da UFPR. Interessados devem enviar sua solicitação ao departamento que oferece a disciplina de interesse, repeitando os prazos definidos no calendário acadêmico e as instruções definidas pela PROGRAD/UFPR.

Observe que o pedido não passa pela coordenação de curso; quem recebe, analisa e aprova é o Departamento que oferece a disciplina (no caso das disciplinas de informática, DINF e SEPT).

Sou ex-aluno e preciso de meu histórico escolar, como solicitar?

A secretaria do curso só tem acesso aos dados dos alunos atualmente matriculados. Todos os documentos relacionados a ex-alunos devem ser solicitados diretamente à PROGRAD/UFPR, através do e-mail atendimento@ufpr.br (veja esta FAQ).

Perdi meu diploma, como consigo uma segunda via?

A emissão de segunda via do diploma é regulada pela Resolução 16/2017 da COPLAD/UFPR. Para a solicitação de emissão devem ser fornecidos os seguintes documentos:

  • Requerimento de 2ª via do diploma devidamente preenchido.
  • GRU da taxa de emissão paga (vide instruções no requerimento).
  • Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento.
  • Cópia autenticada da Carteira de Identidade (RG).
  • Cópia do diploma (frente e verso), se for possível.
  • Cópia autenticada do Boletim de Ocorrência, em caso de roubo.

Os documentos acima devem ser entregues na secretaria do curso (agendar dia e horário através do e-mail bcc@inf.ufpr.br). O prazo de emissão é de até 180 dias.