O curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) da UFPR está classificado com nota 5 no último ENADE (2017), uma das melhores avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC). Segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF), versão 2019, o curso é o 9º melhor do país, sendo o segundo da região Sul e o melhor classificado no estado do Paraná.
O curso abrange de forma não exclusiva três diferentes perfis profissionais: empreendedor, desenvolvedor e acadêmico, que refletem as diferentes aptidões e competências dos formandos e suas diferentes atuações.
O curso oferece 80 vagas (Vestibular + SiSU/ENEM) em entrada única no primeiro semestre de cada ano e funciona em sua totalidade no campus do Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba. Ele tem duração de 4 anos e exige dedicação em tempo integral, pois tem disciplinas à tarde (maioria) e à noite (algumas).
Alguns vídeos sobre o curso estão disponíveis:
- Vocação UFPR – Ciência da computação (2013)
- Vocação UFPR – Ciência da Computação (2015)
- Palestra Feira de Cursos (2019)
Histórico
O Departamento de Informática da UFPR (DINF) é um dos mais antigos do país. Criado em 20 de agosto de 1971, foi inicialmente denominado Departamento de Estatística e Computação Eletrônica. Em 10 de abril de 1975 passou a ser chamado de Departamento de Informática, mas apenas em 22 de dezembro de 1988 foi desmembrado do Departamento de Estatística, e as disciplinas e professores de cada área foram separados.
Em julho de 1975 foi realizado o primeiro exame vestibular para o curso de Tecnólogo em Processamento de Dados, o primeiro curso superior de informática do estado do Paraná. Esse curso tinha duração de 3 anos e visava formar rapidamente técnicos capacitados para atender à demanda crescente de informática no país. As aulas práticas eram realizadas no CCE (Centro de Computação Eletrônica), que tinha em sua infraestrutura um equipamento IBM 1130 com 8 Kbytes de memória, no qual os alunos processavam seus programas codificados em cartões perfurados na linguagem Fortran.
Em 1988 o curso de Tecnólogo em Processamento de Dados foi transformado no curso de Bacharelado em Informática, com 4 anos de duração (novamente o primeiro bacharelado na área no Paraná). Em 2000 o Curso de Bacharelado em Informática foi avaliado com conceito A pelo MEC e, seguindo sua recomendação, teve o nome alterado para Bacharelado em Ciência da Computação, em setembro de 2001.
Além dos cursos de graduação, o DINF criou o Mestrado em Informática em 1996, tendo formado mais de 550 mestres até 2021. Em 2008 a CAPES aprovou o Doutorado em Informática, primeiro doutorado público na área de Ciência da Computação no Paraná, que passou a ser oferecido pelo Departamento de Informática em 2009.
O Profissional e o mercado
O profissional de Ciência da Computação é um resolvedor de problemas. Para isso espera-se dos estudantes o domínio dos vários aspectos de um sistema de computação, transitando por todas as subáreas da Informática com naturalidade, além da capacidade de absorver novas tecnologias, acompanhando a evolução da Informática por toda a sua carreira.
Também são características esperadas para os estudantes da Ciência da Computação a capacidade de analisar e modelar problemas que lhes sejam apresentados, adotando as técnicas adequadas para solucioná-los da melhor forma possível, sendo criativos, curiosos e capazes de buscar alternativas, usando raciocínio lógico e bom-senso.
O campo de trabalho é assegurado em empresas e organizações de todos os tamanhos, das menores até as grandes multinacionais, órgãos públicos, no Brasil e no exterior. O egresso pode atuar como programador, analista, entre outros, dependendo das suas qualidades pessoais e do seu desenvolvimento durante o curso.
Perfil do egresso
O curso de Ciência da Computação da UFPR permite três diferentes perfis profissionais. Estes perfis refletem as diferentes aptidões e competências dos formandos e diferentes atuações. São eles:
- Empreendedor
- Desenvolvedor
- Acadêmico
O primeiro e segundo perfis podem ser chamados de mercadológicos, ou seja, correspondem ao formando que vai para o mercado de trabalho. O empreendedor atuará mais na parte administrativa e o desenvolvedor atuará em desenvolvimento de software. O terceiro perfil corresponde ao formando que vai seguir carreira acadêmica e prosseguir seus estudos através de cursos de pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado, atuando como pesquisador.
Competências e habilidades
O curso de Ciência da Computação da UFPR visa fornecer bases teóricas e práticas que permitam aos seus egressos evoluir profissionalmente em qualquer uma das vertentes descritas acima (empreendedor, desenvolvedor ou acadêmico). O objetivo principal do curso é fornecer ao aluno conhecimentos suficientes de maneira que este tenha condições de:
- Dominar os vários aspectos de um sistema de computação, transitando por todas as subáreas da informática com naturalidade, além de absorver novas tecnologias, acompanhando a evolução da informática durante toda a sua carreira;
- Analisar e modelar problemas que lhe sejam apresentados, adotando as técnicas adequadas para solucioná-los da melhor maneira possível, sendo capaz de buscar alternativas.
Duração do curso
O curso de Bacharel em Ciência da Computação (BCC) é integral, sendo que a concentração de aulas encontra-se no período tarde e noite, facilitando a execução de estágios durante o período da manhã.
O prazo previsto para o acadêmico concluir o curso de Bacharel em Ciência da Computação é de 8 (oito) semestres e o prazo máximo é de 12 (doze) semestres. A carga horária semanal típica é de 20 horas. O currículo pleno consiste num total de 3.200 horas distribuídas em 4 grupos de disciplinas de formação e um conjunto de atividades complementares:
- Disciplinas de formação básica (900 horas)
- Disciplinas de formação geral (180 horas)
- Disciplinas de formação profissional geral (1.080 horas)
- Disciplinas optativas (360 horas)
- Atividades formativas complementares (160 horas)