Projetos de Pesquisa

Nesta página se encontram os projetos de pesquisa coordenados pelos professores de nosso grupo.

Design de apoio à construção da tolerância e da prática colaborativa

O projeto tem por pressuposto a pesquisa inter e transdisciplinar envolvendo, principalmente, as áreas de Ciência da Computação e Antropologia. É fruto de parceria entre o Programa de Pós-graduação em Informática da UFPR e o AND-Laboratory, de Lisboa, Portugal. A fundadora desse laboratório, Dra, Fernanda Eugênio, desenvolveu o Modo Operativo AND, que é uma metodologia para a tomada de decisões responsáveis para a improvisação de soluções contingentes e sustentáveis para a composição colaborativa sem liderança centralizada. Como primeira fase da parceria, foi desenvolvido um protótipo de ambiente WEB para a prática do método de forma remota e distribuída com a necessidade de mediação. Na sequência, será desenvolvida uma nova versão do ambiente virtual, mas apropriando-se de tecnologias imersivas.

Coordenadora: Laura Sánchez García

Alunos:

  • Marlon Jonas de Oliveira Lima

Design de Ambientes Inclusivos de Apoio ao Ensino e à Avaliação via WEB

O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de ambientes WEB inclusivos capazes de atender às necessidades específicas das comunidades Surdas e das pessoas com deficiência visual do Brasil, entre outras. O projeto vem investigando aplicações colaborativas e metodologias de letramento tendo, como motivação principal, o apoio ao letramento universal, juntamente com o desenvolvimento das minorias tradicionalmente excluídas do ensino e da aprendizagem plenos.

Coordenadora: Laura Sánchez García

Alunos:

 

Arquitetura de interface e interação em Libras

O projeto procura, desde 2006, construir o arcabouço conceitual para o desenvolvimento de ferramentas e aplicações de apoio à inclusão e ao desenvolvimento social das comunidades Surdas do Brasil. O projeto envolve tanto as questões intrinsecamente relacionadas à interação usuário-sistema propriamente ditas quanto aquelas relacionadas com o processamento adequado da Libras como língua natural, tais como o modelo fonológico da Libras, os dicionários mono e bilíngues com busca pelos componentes dos sinais e o tradutor Português – Libras, além de aplicações não menos importantes de apoio ao ensino da Libras e ao letramento (leitura e escrita críticas) de Surdos em Língua Portuguesa. Como caso particular insere-se o estudo para o desenvolvimento de uma aplicação de auxílio à especificação do conhecimento linguístico associado a duas línguas naturais como insumo a uma ferramenta livre de tradução automática

Coordenadora: Laura Sánchez García

Alunos:

Pensamento Computacional e Ensino de Programação: teoria e prática

Este projeto de pesquisa investiga teorias, artefatos e atividades para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional e o ensino de programação para pessoas de todas as faixas etárias e em contextos diversificados.

Coordenador: Roberto Pereira

Alunos: Júlia Ortiz, Carolina Moreira,

Teorias, Artefatos e Métodos para o Design Socialmente Consciente de Tecnologia e suas Aplicações

Tópicos de pesquisa e desenvolvimento como a Computação Ubíqua, Web Social e Internet das Coisas têm tornado mais evidente a necessidade de uma visão sistêmica para o design ? aqui considerado como todo o processo de construção, avaliação, disponibilização e uso ? de sistemas interativos. Tal visão deve considerar a solução técnica como parte de um sistema social mais complexo formado por pessoas, organizações, e normas (sociais, legais, técnicas). Uma visão sistêmica com práticas sócio-técnicas ainda não é uma realidade na área de Interação Humano-Computador (IHC), tampouco na Engenharia de Software ou na Computação e suas aplicações, e os profissionais envolvidos no design de tecnologias normalmente não estão preparados para torná-la realidade. Isso ocorre, em partes, porque: i) os currículos em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação tradicionalmente não direcionam grandes esforços no sentido de habilitar os estudantes a lidar com questões não-técnicas envolvidas no design de tecnologias; e ii) ainda há uma carência de trabalhos teórica e metodologicamente informados (artefatos, métodos, ferramentas, exemplos) que apoiem o entendimento dessas questões e a sua consideração explícita durante todo o processo de design de tecnologia computacional. É para esta frente que se propõe esta Linha de Pesquisa, a qual investigará e aplicará novas abordagens, artefatos, métodos e ferramentas para apoiar o desenvolvimento de sistemas computacionais em uma perspectiva sócio-técnica, ou socialmente consciente. Por socialmente consciente, considera-se o design de soluções que sejam socialmente responsáveis, participativas e universais, enquanto processo e enquanto produto. São esperados resultados teóricos, metodológicos e técnicos

Coordenador: Roberto Pereira

Alunos: Deógenes Jr,