Avaliação da Aprendizagem Social Online em Ambientes Informais

Título: Avaliação da Aprendizagem Social Online em Ambientes Informais, com o Prof. Dr. Rogerio Ferreira (UFPR – Jandaia do Sul)

Quando: 11 de outubro de 2022, terça-feira, às 19:30

Transmissãohttps://youtu.be/3hcDNnYfyzw

Resumo: Os ambientes informais de aprendizagem, como as redes sociais e comunidades online, fazem parte de uma ecologia de contextos tecnológicos em que a aprendizagem ocorre de forma cada vez mais distribuída e em interação dinâmica com diferentes públicos. Atualmente, existe um interesse crescente em investigar como a aprendizagem social ocorre em ambientes informais. Porém, tal investigação é um processo complexo que exige uma abordagem analítica para compreender as várias dimensões do discurso dos participantes e das suas interações sociais. A palestra a seguir irá apresentar métodos e técnicas aplicadas à avaliação da aprendizagem social online em ambientes informais. Neste contexto, entende-se o conceito de avaliação como a identificação, medição e análise de um conjunto de condições e padrões comportamentais fortemente associados à aprendizagem social, de acordo com as teorias educacionais.

Bio: Rogério Ferreira da Silva é professor adjunto na Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul. Ele é graduado em Informática pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2012), e doutor em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2021). Sua área de pesquisa está situada em um espaço de problemas interdisciplinares que envolvem temas como ciência de dados, métodos de Social Learning Analytics, treinamento de modelos para avaliação da aprendizagem social online, análise de redes sociais, análise de séries temporais e análise do discurso.