EventosSeminários

Desenvolvimento de Agentes Inteligentes e Perspectivas de Pesquisas na Área

Título: Desenvolvimento de Agentes Inteligentes e Perspectivas de Pesquisas na Área

Transmissão, 01/11/2022 às 19:30: https://youtu.be/cbmruYKfQ14

Resumo: Nesta palestra serão apresentados fundamentos do desenvolvimento de agentes inteligentes, especificamente usando a arquitetura de agentes BDI (Belief-Desire-Intention) e os frameworks JaCaMo e MCAPL. Na sequência, problemas e perspectivas de trabalhos na área serão abordados. Destacando-se a aplicação em cenários de Cidades Inteligentes, Estacionamentos Inteligentes e Veículos Autônomos, onde os seguintes estágios são executados: modelagem, implementação, prototipação e verificação formal.

Bio: Gleifer possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2002), mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005 e 2009), estágios de pós-doutorado na University of Liverpool (United Kingdom) e na PUC-RS (ambos em 2018). Atualmente é professor Associado III na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa, onde leciona nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Áreas de interesse em pesquisa: Lógica Computacional, Teoria da Prova, Métodos Formais, Linguagens de Programação, Agentes Inteligentes e Sistemas Multi-Agentes. No momento atua em projetos de pesquisa envolvendo tópicos como Veículos Autônomos, Cidades Inteligentes, Agentes Inteligentes, Comportamento Ético de Agentes, usando técnicas de Implementação de Agentes, Sistemas Multi-Agentes e Verificação Formal de Agentes.
É um dos idealizadores do WPCCG (Workshop de Pesquisa em Computação dos Campos Gerais), que atualmente está na sua quarta edição e participa do comitê consultivo do WESAAC (Workshop-Escola em Agentes, Ambientes e Aplicações) evento que reúne a comunidade de Agentes no Brasil.