Seminários

Seminário: Processamento em Memórias de Alto Desempenho

No próximo dia 08/03, terça-feira, às 19:30, o ForPPGC-PR trará o seminário “Processamento em Memórias de Alto Desempenho”, com Prof. Dr. Marco Zanata Alves da UFPR.

Resumo: Um dos principais desafios dos processadores modernos é a transferência de dados entre o processador e a memória. Tal movimento de dados implica em alta latência e alto consumo de energia. Nesse contexto, as propostas de Near-Data Processing (NDP) começaram a ganhar aceitação como um dispositivo acelerador. Essas propostas aliviam o gargalo de memória movendo as instruções para próximo dos dados. As primeiras propostas datam da década de 1990, mas foi apenas na década de 2010 que pudemos observar um aumento nos artigos abordando o NDP. Ocorreu junto com o surgimento de chips 3D com camadas lógicas e de memória empilhadas. Esta palestra apresenta um breve histórico desses aceleradores, com foco nas arquiteturas propostas.

Bio: Professor adjunto do Departamento de Informática da UFPR desde 2016. Possui graduação em Ciência da Computação pela UNESP (2006), mestrado no PPGC – UFRGS (2009) e doutorado no PPGC – UFRGS (2014). Atuou como professor substituto da UFRGS entre 2013 e 2014. Participou de estágio pós-doutorado na UFRGS entre 2014 e 2016. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação.

Marco Zanata foi o primeiro pesquisador de Computação a receber financiamento de mais de 1 Milhão do Instituto Serrapilheira.

Transmissão aberta via YouTube: https://youtu.be/2bdtQr-MP5U

Acesse o link da transmissão, ative o lembrete e siga o canal do fórum no YouTube!