Aplicações adaptáveis em arquiteturas paralelas

A evolução das arquiteturas paralelas aponta para ambientes dinâmicos onde o número de recursos ou configurações disponíveis podem variar durante a execução das aplicações. Isso pode ser facilmente observado em grids e clouds, mas também pode ser explorado em clusters e arquiteturas de multiprocessadores. Ao longo de mais de duas décadas, diversas iniciativas de pesquisa exploraram essa característica por meio de aplicações paralelas, possibilitando o desenvolvimento de aplicações adaptativas que podem reconfigurar tanto o número de processos/threads quanto sua alocação aos processadores para lidar com cargas de trabalho variadas e com mudanças na disponibilidade de recursos no sistema. Nesse contexto, o objetivo desta palestra é apresentar o estado da arte em adaptabilidade do ponto de vista de recursos e aplicalçies, desde arquiteturas de memória compartilhada, clusters e grids, até recursos virtualizados em computação na nuvem.

BioGuilherme é Professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 2006 e do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGComp) desde 2019. Coordenador do Curso de Graduação em Ciência da Computação desde 2017. Formação: Bacharel em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutor pela Universidade Federal do Paraná (2014). As áreas de atuação são: Sistemas Computacionais e Computação Aplicada.

Transmissão aberta pelo YouTube.
Acesse e ative o lembrete: https://www.youtube.com/watch?v=kg9zXdR_0g0