Inclusão em projetos de Software Livre

Na terça-feira, 29/03, às 19:30, o Fórum trará um seminário com o Prof. Dr. Igor Steinmacher (UTFPR-CM) sobre inclusão em projetos de Software Livre. O seminário será transmitido de forma aberta via Youtube: https://youtu.be/I9YlwtjZ-s4

Resumo: A Internet, seu desktop, smartphones, seu carro: quase tudo que a alta tecnologia depende do sistemas de software livre atualmente. Comunidades de software livre são mais do que ambientes técnicos, são resultado de um esforço de colaboração aberta no qual desenvolvedores trabalham juntos para desenvolver produtos de software de alta qualidade. Em tal ambiente, a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo geralmente estão relacionados a ter um ambiente diversificado e acolhedor. Nesta palestra, falarei sobre inclusividade de novos membros, uso de software livre na educação e discutirei a integração e a diversidade em comunidades de software livre.

Bio: Igor é doutor em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. Atualmente, é Pesquisador Produtividade Nível 2 do CNPq e atua Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Já foi Professor Assistente na Northern Arizona University e pesquisador visitante na University of California, Irvine. É autor de mais de 20 artigos em periódicos e 50 artigos em conferências importantes, membro do comitê editorial do “Journal of Software: Evolution and Practice” e “Empirical Software Engineering Journal”, e já atuou como coordenador e membro de comitê de programa de diversas conferências nacionais e internacionais.
As áreas de interesse de situam-se nas interseções da Engenharia de Software e de Sistemas Colaborativos (CSCW). Suas pesquisas focam em software livre, aspectos humanos da engenharia de software, engenharia de software empírica e mineração de repositórios de software. Mais especificamente, atualmente tem trabalhos relacionados a diversidade e inclusão em projetos de software livre, mapeamento de habilidades para contribuição em software livre, educação em engenharia de software e software livre científico.