Open Science as a Path to FAIR Reproducible Computer Science Research

Seminário: Open Science as a Path to FAIR Reproducible Computer Science Research, com o Prof. Dr. Edson OliveiraJr (UEM)

Transmissãohttps://youtu.be/QC7e63XPDDo

Resumo: De acordo com a recomendação da UNESCO, Ciência Aberta é um movimento que visa tornar a ciência mais aberta, acessível, eficiente, democrática e transparente para todos os cidadãos. Ciência Aberta permite que informações, dados e resultados científicos sejam mais amplamente acessíveis (Acesso Aberto) e aproveitados de forma mais confiável (Dados Abertos) com o envolvimento ativo de todas as partes interessadas relevantes (Aberto à Sociedade). Nesse movimento são consideradas práticas que buscam facilitar o compartilhamento de artefatos de pesquisa, como documentos, dados, scripts e processos. Portanto, nesta palestra apresento conceitos essenciais sobre questões de pesquisa científica, dados de pesquisa (ciclo de vida e FAIR) e práticas comuns de Ciência Aberta buscando aumentar a capacidade de reprodução de estudos em Ciência da Computação, com dois estudos de caso. Além disso, apresento os resultados de um survey na Universidade Estadual de Maringá sobre o conhecimento das práticas de Ciência Aberta.

Short Bio: Edson Oliveira Junior possui graduação em Informática e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui estágio Pós-Doutoral em Experimentação em Forense Digital na PUC-RS. Professor Associado do Departamento de Informática (DIN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 2011. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de Software, Linha de Produto de Software, Avaliação de Arquitetura de Software e de Linhas de Produto, Linha de Processo de Software, Gerenciamento de Variabilidades, Métricas e Modelos de Software, Frameworks, Modelagem e Meta modelagem UML e Engenharia de Software baseada em Evidência. Possui experiência em Forense Digital, atuando em: Experimentação, Requisitos, Ontologias, Modelos Conceituais e Ferramentas para Forense Digital. Também possui experiência em Experimentação Controlada aplicada nas áreas de Engenharia de Software e Forense Digital, apoiada por práticas de Ciência Aberta.