Seminários

Divulgação Científica: a experiência do podcast Fronteiras da Engenharia de Software

Seminário: Divulgação Científica: a experiência do podcast Fronteiras da Engenharia de Software, com o Prof. Dr. Adolfo Neto (UTFPR Curitiba)

Transmissão, terça-feira, 18/10, às 19:30https://youtu.be/BMpvytzaXxo

Resumo: O podcast Fronteiras da Engenharia de Software https://fronteirases.github.io/ foi criado em 2020 e está na sua terceira temporada. Nosso objetivo é ser um podcast para refletir sobre o presente e o futuro da engenharia de software. Em nossos episódios entrevistamos pesquisadores da área e estes episódios são publicados mensalmente entre os dias 15 e 20 de cada mês. A ideia é apresentar a pesquisa feita por pesquisadores de nosso país tanto ao público acadêmico quanto ao público da indústria/mercado. Nesta apresentação contarei um pouco da história da criação do podcast, nossas inspirações e nossos desafios ao iniciar o projeto, nossos projetos paralelos (Fronteiras Live) e nossos planos para o futuro.

Bio: Adolfo Neto é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, onde atua nos cursos de graduação em Engenharia de Computação e de Sistemas de Informação. É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da UTFPR. Além do Fronteiras, atua no programa de extensão Emílias – Armação em Bits, onde comanda o Emílias Podcast https://anchor.fm/emilias-podcast. Como membro da comunidade da linguagem de programação Elixir, criou e é co-host do podcast Elixir em Foco https://www.elixiremfoco.com/.