Seminários

Saindo da Toca do Coelho: Uma perspectiva da Realidade Estendida em um mundo pós-COVID-19

Palestra: Saindo da Toca do Coelho: Uma perspectiva da Realidade Estendida em um mundo pós-COVID-19,  com o Professor Dr. Eduardo Filgueiras Damasceno (UTFPR-CP)

Terça-feira, 19:30, transmissão via YouTube: https://youtu.be/2zbQ4gZSrmI
Ative o lembrete e se inscreva no canal do fórum!

Resumo: A Realidade Estendida [XR] (Ou Alargada/Ampliada) é um termo geral utilizado para identificar todas as experiências de realidade “imersiva”, desde Realidade Aumentada e Realidade Virtual à Realidade Mista (MR). Atualmente, o uso desta tecnologia na indústria de software vem crescendo  a um ritmo impressionante. Alguns fatores explicam este avanço, tais como acessibilidade crescente dos smartphones, barateamento de dispositivos, novos mecanismos de criação de conteúdo. Além disso, o aumento da pandemia em 2020 levou muitas empresas a reconsiderar as suas interações com a XR. Muitas marcas voltaram-se para o mundo virtual para melhorar as relações com os clientes ou reforçar a colaboração. No entanto, diversos desafios se apresentam, tais como: desempenho, banda de dado e hardware; dilemas éticos; cibersegurança; interoperabilidade e conectividade. Assim, esta palestra debaterá os fundamentos da XR, suas aplicações na indústria de software, seus desafios e oportunidades para uma geração em transformação do mundo pós-pandemia.

Bio: Eduardo Filgueiras Damasceno, possui mestrado e doutorado em Realidade Virtual, é consultor Ad Hoc do INEP/MEC, Fundação Araucária/PR, FunDECT/MS e FAPEG/GO para áreas de Jogos Digitais, Ambientes Virtuais e Holografia Digital. Atualmente está atuando como Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado Multicampi em Ensino, Ciências e Novas Tecnologias (PPGEN) pela UTFPR no qual desenvolve pesquisas direcionadas para a Tecnologia Imersiva de Realidade Estendida em aplicações de Ensino. No Programa Profissional de Informática (PPGI) no campus de Cornélio Procópio, atua como docente e pesquisador em Realidade Estendida. Atua na área como pesquisador em Realidade Virtual desde o início dos anos 2000 tendo as principais pesquisas relacionadas a Ambientes Virtuais Imersivos e Simulação em Ambientes 3D.  Está como Líder de grupo no Laboratório de Computação Visual, laboratório paranaense que concentra pesquisas de Realidade Estendida e que possui recursos oriundos de projetos financiados e apoiados pelas Fundação Araucária, Positivo Informática & Tecnologia, Museu Oscar Niemeyer, Hospital do Câncer de Londrina-PR, UNIMED Maringá-PR e Disney+ Brasil e a própria UTFPR.