Desafios atuais da pesquisa em detecção de ciberataques

Nesta terça-feira, 28/06, 19:30, o ForPPGC-PR traz o seminário Desafios atuais da pesquisa em detecção de ciberataques, com o Prof. Dr. Bruno Bogaz Zarpelao (UEL)

Resumo: as pesquisas em sistemas de detecção de intrusão (IDS – Intrusion Detection System) têm ocupado um espaço significativo na área de cibersegurança por pelo menos 20 anos. Atualmente, alguns pesquisadores reportam uma sensação de saturação, com muitos trabalhos sendo ainda publicados, mas representando um avanço aparentemente reduzido no estado da arte. O objetivo desta palestra é discutir o que podemos (ou precisamos) fazer para encontrar novos caminhos na pesquisa na área de detecção de intrusão. A ideia não é oferecer respostas, mas levantar uma série de perguntas e desafios que possam nos ajudar a pensar em soluções mais impactantes no futuro.

Transmissão: https://youtu.be/Ub0K7WIFLBU

Bio: Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante o doutorado, passou seis meses como pesquisador visitante no Next Generation Networks and Applications Group (NetGNA) da Universidade da Beira Interior, em Portugal. Em 2018, fez pós-doutorado na City, University of London por um período de 12 meses. É professor associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua desde 2012. Trabalhou também como pesquisador no Laboratório de Redes de Comunicações da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP e professor dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação da PUC-Campinas e Sistemas para Internet da PUC-PR. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem Cibersegurança, Detecção de Intrusões, Security Analytics, e Aprendizado de Máquina.