Otimização, Indústria 4.0 e a aplicação real em empresas, com o Prof. Dr. Cassi

Seminário: Otimização, Indústria 4.0 e a aplicação real em empresas, com o Prof. Dr. Cassius Tadeu Scarpin (UFPR)

Transmissãohttps://youtu.be/VXw2N6ISdSQ dia 06/09/2022 às 19:30

Resumo: A pesquisa de métodos computacionais de inteligência artificial, machine learning e assuntos correlatos avançam dia a dia nas universidades. O mercado ainda possui um GAP entre suas operações, suas decisões e sua dinâmica organizacional. Um desafio crescente é a falta de mão de obra qualificada para o desenvolvimento de sistemas mais inteligentes e até mesmo sistemas computacionais mais simples, isso devido a boa parte da evolução tecnológica baseada nos conceitos da Indústria 4.0. A aplicação das mais diversas técnicas nos sistemas de gestão das empresas segue diversos caminhos, desde altamente inteligentes até simples controles de dados em lista. Como ultrapassar essa barreira culturais em relação a aplicação tecnológica inteligente é o tema central da palestra.

Bio: Doutor (2012) e Mestre (2007) em Pesquisa Operacional pelo Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia, área de concentração: Programação Matemática, na Universidade Federal do Paraná. Engenheiro de Produção (2010) e Licenciado em Matemática (2002) pela mesma universidade. Atualmente ocupa o cargo de Docente no Departamento Administração Geral e Aplicada (DAGA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua em três programas de pós-graduação Stricto Sensu: Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e o Programa de Pó-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão (PPGOLD). Possui experiência na área de Engenharia de Produção, Gestão de Operações e Logística, com particular interesse em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Reposição de Estoques, Engenharia da Qualidade, Mapeamento e Análise de Processos, Planejamento da Cadeia de Suprimentos, Carregamento e Roteamento de Veículos, Previsão de Séries Temporais, Métodos Quantitativos, Metaheurísticas, Math-Heurísticas e Otimização.