Seminários

Clusterização com restrições de capacidade

Seminário Clusterização com restrições de capacidade com o Prof. Dr. Lucas Garcia Pedroso da UFPR.

Data: 20/09/2022, 19:30
Transmissão: https://youtu.be/-7XNXtYLRtc

Resumo: Nesta apresentação, trataremos dos problemas de clusterização com restrições de capacidade. Em tal contexto, cada ponto tem um peso e é exigido que cada cluster cumpra que a somatória dos pesos dos pontos que o compõem seja igual a um valor estabelecido pelo usuário. Um caso particular ocorre quando é requerido que todos os clusters tenham o mesmo número de pontos. A teoria matemática por trás deste problema será explorada, bem como experimentos numéricos tanto para o caso de clusterização fuzzy como não fuzzy.

Biografia: Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e obteve os títulos de mestre e doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005, 2009). Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Otimização. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Paraná. Atua nas áreas de Otimização não Linear e Aprendizagem de Máquina.