Seminários

Mineração de dados em redes sociais online e aplicações

Seminário: Mineração de dados em redes sociais online e aplicações, com o Prof. Dr. Sidgley Camargo de Andrade (UTFPR – Toledo)

Transmissão terça-feira, 27/09, às 19:30: https://youtu.be/XRYVxL-LA-c

Resumo. O uso generalizado de plataformas de redes sociais e telefones celulares nos últimos anos tem aumentado a capacidade das pessoas compartilharem informações a qualquer hora, em qualquer lugar, e sobre qualquer tópico, incluindo sentimentos, experiências e observações sobre os processos do mundo real. Os últimos anos testemunharam um interesse crescente em dados de redes sociais como uma fonte suplementar para diferentes estudos, incluindo comportamento social, planejamento urbano, marketing e desastres naturais. Tais estudos buscam extrair padrões temáticos espaço-temporais e estruturais desse subconjunto de dados não-estruturados que faz parte do que é chamado de ‘big data’. Nesta palestra veremos alguns dos princípios orientadores e as pesquisas que estão sendo conduzidas dentro da área de ‘online social media analytics’.

Bio. Sidgley Camargo de Andrade é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel. Ele é graduado em ciência da computação pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel (2016), possui mestrado em ciência da computação pela Universidade Estadual de Maringá (2012), e Doutorado em Ciência de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2020). Sua pesquisa está situada dentro de um espaço de problemas interdisciplinares que intersecta mineração de dados, análise de dados espaço-temporal, análise de redes sociais baseadas em localização, estudos urbanos e engenharia de software.