Alavancando a Computação dentro da Rede com Tecnologias de Virtualização

Seminário Alavancando a Computação dentro da Rede com Tecnologias de Virtualização
Data: Terça-feira, 09/08, às 19:30
Transmissão:  https://youtu.be/7bnVgUYVmeQ

Resumo: A Virtualização de Funções de Rede (Network Function Virtualization – NFV) permite a substituição de funções de rede tradicionalmente implementadas em hardware dedicado por software. Apesar de que a maioria das VNFs implementa funcionalidades de middleboxes clássicas, como firewall ou detector de intrusão, a tecnologia NFV pode ser utilizada para disponibilizar serviços oferecidos pela própria rede que são utilizados por aplicações de usuários finais. Desta forma, aplicações e sistemas normalmente executados pelos usuários em hosts da borda, passam a ser inteiramente executados dentro da rede, no paradigma que tem sido chamado de COmputing In the Network (COIN). Implementar COIN com NFV tem diversas vantagens, incluindo aumento da flexibilidade e diminuição de custos. Nesta apresentação descrevemos a arquitetura NFV-COIN que permite, de forma compatível com a arquitetura de referência NFV-MANO, a disponibilização tanto de serviços COIN pelos desenvolvedores como a exportação de APIs que são usadas por aplicações de usuários finais para o acesso a estes serviços COIN. São apresentados três estudos de caso demonstrando a flexibilidade e eficácia da arquitetura NFV-COIN.

Bio: Elias Procópio Duarte Jr. é Professor do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 1991, já há quase 10 anos como Professor Titular. Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFMG, tem título de Mestre em Telecomunicações pela Universidade Politécnica de Madrid, Espanha (1991), e Doutorado em Ciência da Computação pelo Tokyo Institute of Technology (Japão, 1997). Em duas ocasiões (2005 e 2009) atuou como Professor Visitante da Tohoku University, Japão; antes (1997) foi Pesquisador Visitante na University of California at Irvine (EUA). Na UFPR, entre outros cargos, foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática (2006-2008), tendo liderado o processo de criação do primeiro Doutorado público do estado do Paraná em Ciência da Computação. Entre outras atuações, foi Diretor do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC, 2010-2012) e Membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP, 2012-2016). Seus principais interesses de pesquisa incluem redes de computadores e sistemas distribuídos, com ênfase em tolerância a falhas e algoritmos. Pesquisador de Produtividade do CNPq, fundou o LaRSiS em 1997, já orientou mais de 130 trabalhos defendidos (-pós e graduação).  O Prof. Elias é atualmente Editor Associado dos periódicos Computing (Springer) e IEEE Transactions on Dependable and Secure Computing. É também Membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Senior Member do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Sempre aberto a novos projetos e novas colaborações!