A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impacta o desenvolvimento de software?

Título: A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impacta o desenvolvimento de software?
Prof. Dra. Luciana Andréia Fondazzi Martimiano (UEM)

Transmissão, terça, 04/10, às 19:30: https://youtu.be/aBW_V2GL9JE

Resumo: A LGPD, Lei Federal nº 13.709/2018, foi publicada em agosto de 2018 e entrou em vigor em agosto de 2020. Desde então, ela tem sido discutida e analisada quanto ao seu impacto na vida das pessoas e das organizações que gerenciam dados pessoais (sejam esses dados digitais ou não). Para entender o quanto a LGPD pode impactar o desenvolvimento de software, nesta palestra vou apresentar alguns dos principais pontos da Lei, correlacionando-os com o processo de desenvolvimento de software seguro orientado pelos princípios do Privacy by Design.

Biografia:  Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mestrado e Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Professora Associada da UEM e atual Coordenadora do curso de Bacharelado em Informática (2022-2024). Foi Diretora de Ensino de Graduação da UEM entre 2018 e 2019, Tutora do Grupo PET-Informática/UEM entre 2009 e 2016, e Coordenadora do Projeto Conectadas (parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação) da UEM entre 2017 e 2020. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança Computacional e Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança da Informação, Gerenciamento de proteção e privacidade de dados, Teste de Invasão e Ensino em Computação.