Normas para Utilização dos Sistemas Computacionais do Departamento de Informática da UFPR

 

O não cumprimento do disposto abaixo acarretará no bloqueio da conta do usuário responsável e nas punições disciplinares cabíveis, sendo o desconhecimento dessas inescusável:

1) Não atentar contra a segurança dos sistemas, tanto da UFPR como de outras instituições;

2) Não atentar contra o patrimônio da UFPR, respeitando os equipamentos e materiais disponíveis;

3) Não instalar programas nos sistemas, sem autorização expressa da Administração do Laboratório;

4) Não importar, por quaisquer meios, programas ou arquivos com qualquer conteúdo não acadêmico como teor pornográfico e/ou relacionados a jogos (games);

5) Não permitir que outra pessoa utilize sua conta para acesso aos computadores do Departamento de Informática;

6) Não imprimir textos e/ou figuras que não estejam diretamente relacionados com as atividades acadêmicas do usuário na UFPR;

7) Não alterar, não criar, e nem remover, arquivos fora da área alocada ao usuário e/ou que venham a comprometer o desempenho e funcionamento dos sistemas;

8) O usuário terá direito à conta nos Sistemas Unix do Depto de Informática, onde poderá produzir e disponibilizar páginas WWW. As páginas só podem ser colocadas no diretório apropriado, cujo conteúdo é computado na quota do usuário;

8.1) O conteúdo das páginas deve estar relacionado com as atividades do usuário na UFPR, sendo vetados quaisquer tipos de material ofensivo à comunidade (material pornográfico, ofensas a pessoas e/ou instituições) ou material com divulgação de atividades particulares de cunho comercial não relacionadas à UFPR (tais como anúncios comerciais de venda de mercadorias ou serviços) ou qualquer arquivo que possua direitos autorais;

9) Registrar a entrada e a saída de quaisquer equipamentos computacionais ou eletrônicos de sua propriedade, com o funcionário encarregado dos Laboratórios;

10) Não retirar os equipamentos do Laboratório do local onde estão instalados;

11) Não consumir bebidas nem alimentos dentro dos laboratórios;

12) Não colocar material ou malas sobre as mesas de computadores e/ou sobre os equipamentos;

13) Seguir as orientações constantes nos cartazes e quadros de avisos do Laboratório e do Departamento de Informática;

14) Respeitar o silêncio no ambiente dos Laboratórios;

15) Zelar pela manutenção de um ambiente limpo e organizado nas dependências dos Laboratórios;

16) Não abandonar aberta uma sessão de acesso aos computadores, sem executar logout/logoff;

17) Não bloquear os terminais com programas do tipo lock screen por mais que 15 minutos;

18) Não imprimir arquivos excessivamente grandes;

19) Fazer manutenção periódica na sua conta, evitando acúmulo de arquivos inúteis;

20) Verificar regularmente sua correspondência eletrônica evitando acúmulo de mensagens;

21) O usuário deve tomar todas as medidas cabíveis para impedir o uso indevido de sua conta por terceiros, bem como o acesso ao seu diretório e seu conteúdo.

22) Para arquivos grandes que não precisam backup, utilizar o diretório nobackup como forma de otimizar o sistema de backup noturno.

A inobservância de quaisquer das normas acima implicará no bloqueio da conta do usuário por tempo a ser definido pela administração, sendo desta a competência e último parecer para avaliação de características particulares.

Em caso de infrações consideradas graves, o usuário estará sujeito à penas disciplinares previstas no Regimento da UFPR, sem prejuízo de ações cabíveis nas esferas civil e criminal.

 

Curitiba, 01 de março de 2017.

 

Prof. Dr. Daniel Weingaertner                                                                 Prof. Dr. Lucas Ferrari de Oliveira

Chefe do Departamento de Informática                                         Coord. do Bacharelado em Informática Biomédica

 

Prof. Dr. Luiz Carlos Pessoa Albini                                                  Prof. Dr. Luiz Eduardo Soares de Oliveira

Coord. do Bacharelado em Ciência da Computação                 Coord. do Programa de Pós-Graduação em Informática