Parceria inédita entre as instituições fortalece a pós-graduação em Computação no Paraná; Fórum desempenhou papel central na construção da iniciativa.

No dia 28 de março de 2025, a primeira turma do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciência da Computação, resultado de uma parceria inédita entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), teve sua aula inaugural. Com 23 estudantes matriculados, as aulas são ministradas em Cascavel, às sextas e sábados, com previsão de atividades presenciais também nos laboratórios da UFPR em Curitiba.

A aula inaugural contou com a presença de docentes das duas instituições, entre eles Roberto Pereira e Vinicius Fulber-Garcia, coordenador e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf-UFPR) além de Marcio Oyamada e Luiz Antonio Rodrigues, coordenador e responsável local pelo Dinter na Unioeste, e Mônica Sarolli, coordenadora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Unioeste.

O Dinter é uma oportunidade única para a formação de quadros técnicos no Oeste do Paraná. A proposta foi construída de forma colaborativa, com apoio decisivo do Fórum Permanente de Articulação entre os Programas de Pós-Graduação em Computação do Paraná. A iniciativa visa fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGComp) da Unioeste, criado há cinco anos e único na região, que já formou 30 mestres desde 2019.

“Diferente do tradicional”: Dinter UFPR-Unioeste inova no formato

Para Luiz Antonio Rodrigues, da Unioeste, é importante destacar a originalidade do doutorado interinstitucional oferecido pelas duas universidades. “Ele é diferente do tradicional, porque além de possibilitar a formação em nível de doutorado para quem está no Sudoeste e Oeste do Paraná, e que não poderia se mudar para um grande centro, como Curitiba [para cursar a pós-graduação], ele também visa fortalecer as parcerias entre os programas de pós-graduação da Unioeste e da UFPR”, elogiou o pesquisador.

Concordando com Rodrigues, para Roberto Pereira, coordenador do PPGInf-UFPR, o projeto reflete a cultura colaborativa e exemplifica o êxito dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Fórum Paranaense de Pós-graduação em Computação. “Trata-se de uma colaboração efetiva para ampliar as oportunidades de formação de alto nível no interior, fortalecendo a rede de pesquisa em computação no estado”, comemorou. No Dinter, os alunos tem um orientador na UFPR e um coorientador na Unioeste, o que, na opinião de ambos, vai estabelecer novos vínculos e fortalecer os grupos de pesquisa.