A qualidade superior do Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida com o Conceito 5 do MEC, neste 15 de abril, no documento do Ministério da Educação (MEC) que renova o reconhecimento do curso. Desde 2017, a graduação em Ciência da Computação tem tirado a nota máxima no Enade (Exame Nacional de de Desempenho dos Estudantes), obtendo o Conceito 5. Agora, obtendo a “dupla coroa”, o curso também conquistou a avaliação máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC).
É a primeira vez que o MEC coloca a graduação da UFPR entre a elite dos cursos superiores do Brasil, com notas altas em todas as dimensões fiscalizadas pelos avaliadores do Governo Federal: Corpo Docente (4,89), Organização Didático Pedagógica (4,86) e Infraestrutura (4,78), resultando na nota final contínua de 4,85, que deu ao Bacharelado em Ciência da Computação o inédito Conceito 5. O resultado consolida uma trajetória de melhoria da graduação, vindo da nota 3 em 2011 e de três notas 4 em 2014, 2017 e 2021.
“Obter o Conceito 5 na avaliação do MEC é um indicativo da excelência acadêmica que o nosso curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem. Isso significa que temos qualidade superior em aspectos como a formação e titulação do corpo docente, recursos pedagógicos disponíveis e condições físicas da instituição”, comemorou Natasha Valentim, coordenadora do curso. Para ela, a nota melhora a percepção do mercado de trabalho, favorece parcerias governamentais e reflete “o compromisso da UFPR e do nosso curso com a qualidade do ensino e o sucesso de seus estudantes”.
No relatório, os avaliadores do MEC, que visitaram o Departamento de Informática da UFPR de 7 a 9 de abril, destacaram como pontos positivos do Bacharelado em Ciência da Computação a presença de um corpo docente altamente qualificado e estável, uma integração efetiva entre teoria e prática, com forte inserção em projetos sociais e tecnológicos, além de apoio institucional aos alunos, incluindo ações inclusivas e políticas afirmativas, que refletem na participação expressiva dos estudantes em atividades extracurriculares e acadêmicas.
Os avaliadores do MEC sugerem que o curso crie um sistema de acompanhamento de egressos, adote ferramentas de atualização curricular a partir das experiências de estágio supervisionado de seus alunos e aprimore a gestão das atividades complementares dos discentes.