O uso da robótica educacional como forma de melhorar o engajamento escolar de crianças em situação de vulnerabilidade na pequena cidade de Santa Mariana, no norte do Paraná, foi o tema da apresentação do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) da UFPR, Carlos Eduardo Ribeiro, nesta quinta-feira (14), durante o 15th Workshop on Robotics in Education (WRE 2024), em Goiânia. O trabalho integra a tese em desenvolvimento sob orientação do pesquisador do C3SL e VRI, Eduardo Todt.

A pesquisa é focada na ação voluntária desenvolvida por Carlos na ONG Cantinho das Crianças, onde a partir de sucatas eletrônicas e materiais reciclados promove atividades lúdicas que introduzem conceitos de computação para uma turma de 25 crianças em situação de vulnerabilidade social. O estudo de Carlos junto ao doutorado da UFPR busca entender como a robótica pode ser utilizada para desenvolver habilidades essenciais, como criatividade, raciocínio lógico e colaboração, visando aumentar o engajamento educacional dos participantes.

Os resultados preliminares, fruto das entrevistas com os professores que atendem as crianças nas escolas públicas da região, indicam que as aulas de tecnologia têm um potencial positivo para estimular habilidades essenciais nas crianças e adolescentes. Os dados coletados até agora apontam que as atividades de robótica não apenas contribuem para o desenvolvimento integral dos participantes, mas também aumentam seu engajamento na educação formal.

Segundo o orientador do trabalho, Eduardo Todt, a pesquisa reflete um compromisso crescente das instituições acadêmicas em integrar suas pesquisas e atividades educacionais às necessidades sociais. “Esse é mais um trabalho que mostra a relevância social que o trabalho desenvolvido na universidade pública tem, trazendo benefícios da ação inclusiva, com base na ciência, para a comunidade”, aponta Todt.