Trabalho ressalta o uso da robótica educacional como forma de melhorar o engajamento escolar de crianças em situação de vulnerabilidade
O artigo sobre o uso da robótica educacional como forma de melhorar o engajamento escolar de crianças em situação de vulnerabilidade na pequena cidade de Santa Mariana, no norte do Paraná, recebeu o prêmio de terceiro melhor artigo apresentado no 15th Workshop on Robotics in Education (WRE 2024), no último dia 14 de novembro, em Goiânia. O trabalho é parte da pesquisa de doutorado de Carlos Eduardo Ribeiro, junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) da UFPR. O artigo foi escrito sob orientação do pesquisador do Departamento de Informática (Dinf), e dos laboratórios Laboratório Visão Robótica e Imagem (VRI) e Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), prof. Eduardo Todt.
A pesquisa é focada na ação voluntária desenvolvida por Carlos na ONG Cantinho das Crianças, onde a partir de sucatas eletrônicas e materiais reciclados promove atividades lúdicas que introduzem conceitos de computação para uma turma de 25 crianças em situação de vulnerabilidade social. O estudo de Carlos junto ao doutorado da UFPR busca entender como a robótica pode ser utilizada para desenvolver habilidades essenciais, como criatividade, raciocínio lógico e colaboração, visando aumentar o engajamento educacional dos participantes.
Ribeiro destaca a importância do reconhecimento do trabalho coletivo na pesquisa sobre robótica educacional. “É muito gratificante ter este reconhecimento a um trabalho que tem sido coletivo, e envolve não apenas a mim e ao meu orientador, mas também o apoio da ONG e o compromisso e esforço de cada uma das crianças que estão no centro da pesquisa. Fico muito feliz também pelo destaque acerca do papel social da pesquisa, e da importância que ela tem de impacto na comunidade local de Santa Mariana”, aponta o pesquisador.
Os resultados preliminares, fruto das entrevistas com os professores que atendem as crianças nas escolas públicas da região, indicam que as aulas de tecnologia têm um potencial positivo para estimular habilidades essenciais nas crianças e adolescentes. Os dados coletados até agora apontam que as atividades de robótica não apenas contribuem para o desenvolvimento integral dos participantes, mas também aumentam seu engajamento na educação formal.
Segundo o orientador do trabalho, Eduardo Todt, a pesquisa reflete um compromisso crescente das instituições acadêmicas em integrar suas pesquisas e atividades educacionais às necessidades sociais. “Esse é mais um trabalho que mostra a relevância social que o trabalho desenvolvido na universidade pública tem, trazendo benefícios da ação inclusiva, com base na ciência, para a comunidade”, aponta Todt.