Coordenador da pós em informática, Roberto Pereira foi escolhido pela relevante contribuição à comunidade brasileira de pesquisa sobre Interação Humano-Computador

A Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anunciou na última segunda-feira (30) o nome do professor do Departamento de Informática (DInf) da UFPR e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf), Roberto Pereira, como vencedor do prêmio “Atuação de Destaque” em 2024. A honraria é um reconhecimento à atuação do pesquisador ao longo de sua carreira para o desenvolvimento, fortalecimento e êxito da Comunidade Brasileira de Interação Humano-Computador em diversas funções e aspectos. 

“A comunidade brasileira de Interação Humano-Computador é reconhecida internacionalmente pelas suas contribuições para o desenvolvimento de uma computação mais inclusiva, responsável e socialmente consciente. Há quase 20 anos eu tenho tido a oportunidade de atuar em diferentes frentes na comunidade, colaborando e aprendendo com excelentes profissionais da área. Esse prêmio tem uma importância muito forte, pois é um reconhecimento que vem da própria comunidade no sentido de valorizar essa atuação”, declara Roberto Pereira. 

O prêmio será entregue durante a XXIII edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), a ser realizada entre os dias 7 e 10 de outubro, em Brasília. Os nomes dos candidatos ao prêmio anual da SBC são indicados pela própria comunidade de pesquisadores em IHC do país, e posteriormente analisados pela comissão, e posteriormente referendados em votação eletrônica.

A análise da comissão considera o histórico de desempenho extraordinário dos pesquisadores nos quesitos: prestação de serviços à comunidade de IHC e suas atividades; contribuições continuadas ao longo dos anos para o crescimento e fortalecimento da comunidade; influência na comunidade em geral; papel de liderança na atuação e representação da comunidade no país ou no exterior; e contribuição para práticas inovativas na pesquisa em IHC.

Em comunicado enviado à comunidade de pesquisadores em IHC do Brasil no dia 30 de setembro, a coordenadora da comissão, Kamila Rodrigues, reforça o histórico de atuação de Pereira na participação e organização em eventos como o I GranDIHC-BR, em 2012, em que liderou a organização junto com as professoras Maria Cecília Baranauskas e Clarisse Sieckenius; na edição do IHC 2017, coordenando o comitê de programa e diversas trilhas do evento, além de receber prêmios de melhores revisores em várias edições; na CEIHC, em que desempenhou a função de coordenador de 2018 a 2019, e até 2020 liderando o GT do perfil científico da área.

O comunicado da comissão destaca ainda a atuação de Pereira como editor chefe do Journal on Interactive Systems (JIS), e seu empenhado na qualificação e consolidação do periódico como a principal publicação da área junto à SBC. O coordenador do PPGInf é amplamente respeitado por seus pares, refletido em sua participação em paineis e palestras em eventos da SBC. 

Além de suas atividades organizacionais, Pereira tem contribuído para práticas inovadoras em pesquisa em IHC, especialmente nas áreas de educação e nos aspectos culturais e valores no design de sistemas interativos. “É incontestável os esforços de Roberto para com nossa comunidade e o respeito adquirido por ele por seus pares, o que se reflete na sua participação em paineis e palestras em diferentes eventos relacionados à SBC. Este pequeno resumo destaca sua importância referente aos diferentes critérios para recebimento do prêmio CEIHC de Atuação de Destaque”, escreve Kamila no comunicado.