Trabalho apresentado na Brazilian Workshop On Social Network Analysis And Mining destaca a disparidade de citações entre subáreas da ciência da computação no país

O mestrando Fernando Druszcz, do Departamento de Informática (DINF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conquistou o prêmio de melhor artigo completo XIII Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM 2024). O evento ocorreu entre os dias 21 e 25 de julho de 2024, em Brasília, como parte do XLIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2024). O artigo premiado, intitulado Citation Analysis Disparity Between Sub-Areas of Brazilian Computer Science, aborda a disparidade nas análises de citações entre diferentes subáreas da Ciência da Computação no Brasil.

Segundo Druszcz, o trabalho é voltado à própria comunicação da ciência da computação, e reflete o campo científico da área. “No artigo, mostramos como algumas das métricas utilizadas pelos departamentos, instituições, e por nós mesmos, cientistas, podem ser injustas para algumas sub-áreas da nossa ciência. Isso tem um impacto, principalmente, no financiamento de pesquisas, e também nas oportunidades que um cientista tem, por isso a importância do trabalho”.

A pesquisa, orientada pelo professor André Vignatti, destaca a importância da análise de citações como uma ferramenta para entender o impacto e a evolução das pesquisas em áreas específicas da computação. A partir das contribuições de Radicchi acerca das dinâmicas de redes sociais e como as interações entre indivíduos influenciam a propagação de informações, Druszcz reflete no texto premiado no BraSNAM a forma como a adoção de uma normalização pode minimizar a diferença entre as curvas de citação, propondo um quadro de maior paridade nas comparações entre subáreas.

Para Druszcz, a premiação é o reconhecimento de meses de trabalhos, e um incentivo para avançar nas pesquisas no campo da computação. “Essa foi a minha primeira publicação de um artigo completo, e já receber um reconhecimento desses foi surpreendente e muito gratificante”, aponta o mestrando.

Neste percurso acadêmico, tem sido determinante o suporte do Dinf e da UFPR, reforça o pesquisador. “Todo o DINF foi sempre muito atencioso comigo durante toda a minha graduação e está sendo durante o mestrado. Tanto os servidores técnicos quanto os professores sempre me deram todo o apoio necessário. Isso sem falar na qualidade do ensino em si. Tenho amigos em outros departamentos da UFPR e também em outras universidades, e, ouvindo os relatos deles sobre suas situações, ouso dizer que o DINF é o melhor departamento da UFPR”, diz Druszcz.
Clique aqui e confira a íntegra do artigoCitation Analysis Disparity Between Sub-Areas of Brazilian Computer Science“, de Fernando Druszcz, nos anais do BraSNAM, um dos principais fóruns de discussão sobre análise de redes sociais e mineração de dados, reunindo pesquisadores e profissionais de diversas áreas.