Fluxo para estágios

Esta página traz informações sobre os procedimentos para realizar estágio obrigatório e não-obrigatório, rescindir ou alterar contratos de estágio e sobre a possibilidade de realização de estágios durante a barreira.

Estágio não-obrigatório

Passo 0 – (aluno) verificar os pré-requisitos:

  1. ler as regras de estágio do curso e da COE
  2. ter superado a barreira (ver no fim desta página)
  3. ter ao menos 50% de aprovação nas disciplinas do período anterior

Passo 1 – (aluno) encontrar uma oportunidade de estágio diretamente com a empresa ou através de uma agência integradora (CIEE, GERAR, etc). A coordenação do curso envia frequentemente ofertas de estágio para esta lista de e-mail.

Passo 2 –  (aluno) obter o Termo de Compromisso ou contrato de estágio da empresa ou da agência integradora, assinado pelo futuro supervisor de estágio na empresa. Caso a empresa não possua um modelo de contrato de estágio, pode ser usado o modelo da UFPR, disponível no site da COAFE/PROGRAD.

Passo 3 – (aluno) assinar o termo de compromisso ou contrato de estágio.

Passo 4 – (aluno) definir um professor orientador do estágio e obter seu consentimento informal (ele não precisa assinar nada agora). O orientador irá acompanhar o rendimento do aluno via relatórios, reuniões e/ou visitas/ligações ocasionais ao local de estágio, com contatos e reuniões com o profissional responsável.

Passo 5 – (aluno) enviar o termo de compromisso ou contrato de estágio à secretaria do curso (bcc@inf.ufpr.br), informando no e-mail o nome do professor orientador.

Passo 6 – (UFPR) tramitação interna do pedido de estágio:

  1. a secretaria encaminha a solicitação à COE para análise
  2. a COE analisa o pedido e o devolve à secretaria
  3. se for indeferido pela COE, o pedido é devolvido ao aluno
  4. a secretaria coleta a aprovação e assinatura do orientador
  5. a secretaria coleta a aprovação e assinatura do coordenador
  6. a secretaria envia para a COAFE/PROGRAD/UFPR para análise e registro
  7. a secretaria recebe o retorno da COAFE e o devolve ao aluno

Importante:

  1. o trâmite interno na UFPR pode demorar ATÉ UMA SEMANA; isso deve ser considerado ao definir a data de início do estágio (ou seja, envie sua documentação AO MENOS uma semana antes do estágio iniciar).
  2. A COAFE não aprova contratos com datas retroativas (estágios já iniciados ou já realizados), pois há questões legais envolvidas no registro de um estágio que não podem ser feitas retroativamente.

Passo 7 – (aluno) enviar o contrato/termo aprovado pela COE e COAFE para a empresa (e para a agência integradora, se for o caso).

Passo 8 – (aluno) realizar o estágio de forma assídua e profissional.

Passo 9 – (aluno) durante o estágio, a cada 6 meses, enviar um relatório parcial de estágio à secretaria do curso (bcc@inf.ufpr.br), assinado pelo supervisor de estágio na empresa e pelo professor orientador.

Passo 10 – (aluno) no caso de rescisão antecipada, prorrogação ou alteração de um contrato em andamento, devem ser seguidas as instruções mais abaixo nesta página.

Passo 11 – (aluno) ao final do estágio, enviar um relatório final de estágio à secretaria do curso (bcc@inf.ufpr.br), assinado pelo supervisor de estágio na empresa e pelo professor orientador.

Passo 12 – (aluno) caso deseje receber um certificado do estágio (útil para Atividades Formativas), é necessário preencher a ficha de avaliação (modelo na COAFE/PROGRAD) e enviar à secretaria do curso (bcc@inf.ufpr.br). Os relatórios parciais, o relatório final e o termo de rescisão (se for o caso) devem ter sido entregues.

Estágio obrigatório

É similar ao fluxo para estágios não-obrigatórios, adicionando as seguintes etapas:

Passo 0 – (aluno) verificar os pré-requisitos:

  1. ler as regras de estágio do curso e da COE
  2. ter superado a barreira (não é permitida a quebra de barreira neste caso)

Passo 1 – (aluno) no início do período, o aluno deve se matricular na disciplina de estágio obrigatório (CI1100), na turma do professor orientador escolhido (que deve ter sido previamente contactado).

Passo 2 – (aluno) seguir os passos do estágio não-obrigatório nesta página.

Passo 3 – (orientador) no final do período, o professor orientador lança a nota/frequência do aluno no Sistema Acadêmico (SIGA), com base nos relatórios entregues pelo aluno e no acompanhamento efetuado.

Observações:

  1. O contrato de estágio deve prever ao menos 220h de atividades e sua data de término não deve exceder o último dia de lançamento de notas do período, de acordo com o calendário acadêmico.
  2. Por ser uma disciplina, o estágio obrigatório não gera certificado e não dá direito a horas de Atividades Formativas.
  3. Alunos que sejam realizando iniciação científica ou sejam funcionários/sócios/donos de empresa podem usar essas atividades como estágio obrigatório (vide instruções nas normas de estágio neste site).

Rescisão de contrato

Se o contrato for cumprido integralmente, não há necessidade de entregar rescisão de contrato, pois a baixa do contrato na UFPR e na empresa se dará na data especificada no contrato. Entretanto, se o estágio for encerrado antes do previsto no contrato, deve-se entregar um Termo de Rescisão de contrato à secretaria do curso (bcc@inf.ufpr.br), assinado pela empresa. Contratos rescindidos sem comunicação à UFPR permanecem ativos e impedem a aprovação de novos estágios e da colação de grau.

Em todos os casos deve ser enviado o relatório final do estágio à secretaria do curso, assinado pelo supervisor na empresa.

O termo de rescisão será tratado dentro da UFPR, com prazo de até 1 semana para resposta. Na rescisão de contrato, deve-se usar o mesmo padrão de documentos usados para o início do contrato de estágio (CIEE, GERAR, UFPR, etc).

Renovação/prorrogação/alteração de contrato

No caso da necessidade de alteração de cláusulas de um contrato vigente, deve ser enviado um Termo Aditivo de contrato à secretaria do curso (bcc@inf.ufpr.br), assinado pela empresa.

Alterações típicas:

  • de modalidade não-obrigatória para obrigatória, ou vice-versa
  • alteração de bolsa/remuneração, carga horária, função ou supervisor
  • prorrogação ou renovação (exige-se um relatório parcial até a data presente)

O termo aditivo será tratado dentro da UFPR, com prazo de até 1 semana para resposta. Nas alterações de contrato, deve-se usar o mesmo padrão de documentos usados para o início do contrato de estágio (CIEE, GERAR, UFPR, etc).

Alunos na barreira

Alunos na barreira (1º ao 3º período incompletos) não estão autorizados a fazer estágio. Contudo, autorizações excepcionais para estágio não-obrigatório durante a pandemia podem ser outorgadas por análise da COE, a partir de pedido enviado à secretaria do curso (bcc@inf.ufpr.br), contendo:

  • justificativa(s) da necessidade de realização do estágio
  • descrição da empresa e do estágio pretendido

Essa autorização da COE deve ser obtida antes da emissão do contrato de estágio. Nenhum contrato de estágio será aprovado sem essa autorização prévia da COE.

Estágios obrigatórios não são autorizados antes de superada a barreira.