O profissional de Ciência da Computação é um resolvedor de problemas. Para isso espera-se dos estudantes o domínio dos vários aspectos de um sistema de computação, transitando por todas as subáreas da Informática com naturalidade, além da capacidade de absorver novas tecnologias, acompanhando a evolução da Informática por toda a sua carreira.
Também são características esperadas para os estudantes da Ciência da Computação a capacidade de analisar e modelar problemas que lhes sejam apresentados, adotando as técnicas adequadas para solucioná-los da melhor forma possível, sendo criativos, curiosos e capazes de buscar alternativas, usando raciocínio lógico e bom-senso.
O campo de trabalho é assegurado em empresas e organizações de todos os tamanhos, das menores até as grandes multinacionais, órgãos públicos, no Brasil e no exterior. O egresso pode atuar como programador, analista, entre outros, dependendo das suas qualidades pessoais e do seu desenvolvimento durante o curso.
Perfil do egresso
O curso de Ciência da Computação da UFPR permite três diferentes perfis profissionais. Estes perfis refletem as diferentes aptidões e competências dos formandos e diferentes atuações. São eles:
- Empreendedor
- Desenvolvedor
- Acadêmico
O primeiro e segundo perfis podem ser chamados de mercadológicos, ou seja, correspondem ao formando que vai para o mercado de trabalho. O empreendedor atuará mais na parte administrativa e o desenvolvedor atuará em desenvolvimento de software. O terceiro perfil corresponde ao formando que vai seguir carreira acadêmica e prosseguir seus estudos através de cursos de pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado, atuando como pesquisador.
Competências e habilidades
O curso de Ciência da Computação da UFPR visa fornecer bases teóricas e práticas que permitam aos seus egressos evoluir profissionalmente em qualquer uma das vertentes descritas acima (empreendedor, desenvolvedor ou acadêmico). O objetivo principal do curso é fornecer ao aluno conhecimentos suficientes de maneira que este tenha condições de:
- Dominar os vários aspectos de um sistema de computação, transitando por todas as subáreas da informática com naturalidade, além de absorver novas tecnologias, acompanhando a evolução da informática durante toda a sua carreira;
- Analisar e modelar problemas que lhe sejam apresentados, adotando as técnicas adequadas para solucioná-los da melhor maneira possível, sendo capaz de buscar alternativas.
Duração do curso
O curso de Bacharel em Ciência da Computação (BCC) é integral, sendo que a concentração de aulas encontra-se no período tarde e noite, facilitando a execução de estágios durante o período da manhã.
O prazo previsto para o acadêmico concluir o curso de Bacharel em Ciência da Computação é de 8 (oito) semestres e o prazo máximo é de 12 (doze) semestres. A carga horária semanal típica é de 20 horas. O currículo pleno consiste num total de 3.200 horas distribuídas em 4 grupos de disciplinas de formação e um conjunto de atividades complementares:
- Disciplinas de formação básica (900 horas)
- Disciplinas de formação geral (180 horas)
- Disciplinas de formação profissional geral (1.080 horas)
- Disciplinas optativas (360 horas)
- Atividades formativas complementares (160 horas)