O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) teve início em 1996 com o curso Mestrado e, a partir de 2008, passou a oferecer também o curso de Doutorado. Até 2018, mais de 490 mestres e de 75 doutores foram formados pelo PGInf.

Até 2018 o PPGInf era o único programa de pós-graduação público no Estado do Paraná ofertando os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. Com os esforços em ensino e pesquisa aliados a captação de recursos para investimento em infraestrutura, o PPGInf se tornou referência em pesquisa e pós-graduação no Estado do Paraná, se tornando, também, referência nacional e internacional com crescente impacto e importância.

Ao longo destes mais de 20 anos, é notável o forte crescimento acadêmico, resultado do amadurecimento do seu corpo docente, discente, da produção intelectual, tanto nacional quanto internacional, bem como da sua inserção e importância social. O PPGInf tem sido um diferencial na formação de quadros de qualidade de outras Instituições públicas ou privadas, com egressos atuando em diversas universidades paranaenses, como UFPR, UTFPR (em cerca de 10 diferentes unidades), UEM, UEPG, UENP e UNIOESTE, e que se destinam a universidades de outros estados da federação, tais como UFSM-RS, UFS-SE, UDESC-SC, UNEMAT-MT, UFBA-BA), universidades no exterior (Universidade de Luxemburgo, Université d?Artois-França, University of British Columbia-Canada,University College London-UK), órgãos governamentais (TRT, INPE, CTI-Renato Archer) e empresas de tecnologia (Facebook, Intel, IBM, LinkedIn, SAP-Berlin, Microsoft).

Na última avaliação quadrienal (2013-2016), o PPGInf foi avaliado com conceito 5, recebendo “Muito Bom” em 22 de 27 quesitos considerados. Em 2018, segundo ano do novo quadriênio, os números confirmam evolução em todas as frentes de atuação. Essa evolução é resultado de um planejamento estratégico que o PPGInf tem conduzido com seus grupos de pesquisa, docentes e discentes, valorizando a diversidade de suas linhas de pesquisa e pesquisadores, e primando pela qualidade na capacitação de recursos humanos e na produção científica. O Relatório Técnico com as bases para esse planejamento está disponível no website do programa: http://www.prppg.ufpr.br/ppginformatica/index.php/planejamento-estrategico/?lang=pb

Conduzido em uma abordagem bottom-up com seus grupos de pesquisa, o planejamento do PPGInf abrange pelo menos 7 dimensões-chave para fomentar sua excelência e melhoria contínua:
1. Educação de alto nível;
2. Produção científica qualificada e diversificada;
3. Inserção nacional e internacional;
4. Produção científica e técnica de alto impacto;
5. Grupos de Pesquisa estruturados e articulados;
6. Captação de recursos;
7. Impacto social.

Dentre as 7 dimensões citadas acima, o PPGInf tem concentrado esforços na busca pela excelência da capacitação discente. Em 2018, o programa avançou na reestruturação de sua grade curricular, fortaleceu os seminários internos, desenvolveu parcerias com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPR para oferecer disciplinas de formação científica, intensificou parcerias com outras universidades do Brasil e do exterior, e trabalhou com seus grupos de pesquisa para oferecer oportunidades de capacitação em pesquisa e desenvolvimento para os seus discentes. O PPGInf entende que a produção de qualidade de um programa de pós-graduação deve ter relação direta com a formação de seus alunos, sendo uma consequência dessa formação.

Em seu contexto histórico, o PPGInf ultrapassou a marca dos 75 doutores formados, e tem superado a marca de 30 defesas ao ano. Em 2018, foram defendidos 42 trabalhos, sendo 31 de mestrado e 11 de doutorado.

No fechamento de 2018, o PPGInf conta com 95 doutorandos e 139 mestrandos matriculados. Historicamente, a maior parte dos ingressantes tinha origem no próprio Estado do Paraná e de Santa Catarina. Entretanto, devido à crescente visibilidade do programa, nos últimos anos tem aumentada a procura e seleção de alunos provenientes de diferentes regiões do Brasil e do Exterior (especialmente América Latina e Europa).

Em termos de formação, as defesas de 2018 mantiveram regularidade no tempo médio de cerca de 28 meses para mestrado e 50 meses para doutorado. As defesas estão bem distribuídas entre todos os docentes do programa (com exceção dos docentes credenciados nos últimos 2 anos), indicando que não há dependência de orientação externa nem de acúmulo de orientação sobre poucos orientadores. Todos os docentes ativos estiveram envolvidos na orientação de alunos de mestrado, enquanto que as 11 teses de doutorado defendidas em 2018 foram orientadas e coorientadas por 12 docentes do programa, mostrando a boa distribuição da formação entre os orientadores.

O PPGInf tem como característica chave a sua diversidade em termos de grupos de pesquisa e áreas de atuação, distribuídas uniformemente em três grandes linhas de pesquisa: Inteligência Computacional, Tecnologia da Informação, e Redes e Sistemas Distribuídos. Os grupos de pesquisa do PPGInf cobrem praticamente todas as áreas da computação e suas aplicações: de Algoritmos, Arquitetura de Computadores e Redes de Computadores à Inteligência Artificial, Banco de Dados, Engenharia de Software, Processamento de Imagens, Visão Computacional, Sistemas Distribuídos, Segurança, Interação Humano-Computador e Informática na Educação. Essa diversidade dos grupos de pesquisa se reflete na diversidade de trabalhos produzidos e na natureza de suas contribuições. Com isto, o PPGInf tem produzido pesquisa de ponta e qualidade de ensino e orientação nas mais diferentes frentes.

O corpo docente do programa cresceu em números absolutos. No início, o PPGInf contava com cerca de 12 professores, na sua maior parte recém-doutores. Em 2018, o corpo docente conta com 30 professores permanentes e 6 colaboradores, todos qualificados nas principais universidades do Brasil e exterior e com reconhecida atuação nacional e internacional. Mais da metade dos docentes do PPGInf possui pós-doutorado no exterior. Dos docentes permanentes, praticamente a metade foi contratada nos últimos 10 anos, indicando a vitalidade do programa.

Os docentes do PPGInf têm recebido diversos reconhecimentos pelos trabalhos desenvolvidos. No quesito número de bolsistas de Produtividade, há 15 anos havia apenas 1 bolsista. Em 2018, o PPGInf conta com 6 Bolsistas Produtividade nível 1D do CNPq (5 permanentes e 1 colaborador) e outros 5 Bolsistas de Produtividade nível 2 além de um bolsista DT. Estes números seriam maiores se não fosse a crise econômica que resultou em cortes profundos no orçamento da CAPES e CNPq nos últimos anos: mais de 5 professores tiveram bolsa PQ/CNPq recomendada pelo CA-CC, porém não implementadas por falta de disponibilidade financeira.

Assim, embora a quantidade de bolsas de produtividade seja um indicativo importante, outros aspectos são mais representativos da qualidade do corpo docente. Por exemplo, nos dois anos (2017 e 2018) desse novo quadriênio, os docentes do PPGInf receberam diferentes prêmios, como o Microsoft Azure Research Award (Prof. Silvia Vergilio), N2Women Grant (Profa. Michele Nogueira), o IBM Faculty Awards (Prof. Luiz Eduardo S. Oliveira), o Serrapilheira Grant para pesquisadores jovens (Prof. Marco Antonio Zanata, um dos 5 projetos de Ciência da Computação aprovados no edital), além de diversos prêmios de melhores artigos em eventos importantes e de projetos financiados por diferentes orgãos de fomento do país e do exterior.

Todos os professores do programa atuam como revisores de conferências e periódicos, e vários deles participam  de comitês de programa de conferências e corpo editorial de periódicos em suas respectivas áreas. Em 2018, os docentes dos PPGInf estiveram envolvidos na organização de diversos eventos científicos e trilhas/workshops relacionados, demonstrando a inserção internacional dos docentes e sua atuação no cenário nacional. Como exemplos da atuação docente em eventos internacionais, Prof. Elias P. Duarte Jr. atuou como General Co-Chair dos eventos 8th Latin American Dependable Computing Symposium (LADC’2018) e 37th IEEE International Symposium on Reliable Distributed Systems (SRDS’2018), Profa. Carmem S. Hara foi General Chair do Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD 2018), Profa. Olga Bellon foi General Chair da Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), Prof. Luiz Eduardo Soares foi Program Chair da International Conference on Frontiers in Handwriting Recognition (ICFHR 2018) e Profa. Michele Nogueira foi Program Chair do IEEE ICC 2018 – NGNI Symposium, além de Co-chair do N2Women workshop.

Como exemplos da atuação docente em comitês editoriais, Profa. Aurora Pozo atua como Editora da Natural Computing, Prof. Elias P. Duarte Jr. atua como Associate Editor da IEEE Transactions on Dependable and Secure Computing, Profa. Michele Nogueira atua como Editora Associada na Computer Communications Journal e IEEE Communications Magazine, e Profa. Silvia Vergilio atua como Editora Assistente do Journal of Software Engineering: Research and Development (JSERD).

A qualidade dos trabalhos desenvolvidos no PPGInf tem sido reconhecida com prêmios atribuídos aos discentes e docentes do programa. Em 2018, trabalhos de discentes do PPGInf foram premiados em mais de dez eventos, como ICEIS, SBBD e SBIE, e equipes de estudantes do programa ganharam os Primeiro e Terceiro lugares de Equipes na Maratona de Programação Paralela que ocorre junto ao Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD) e o Primeiro Lugar de Equipes na Competição de Avaliação do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2018).

A produção científica do PPGInf tem crescido de maneira uniforme. Como detalhado nas próximas seções, a produção nos estratos restritos (A1, A2, B1) está consistente, bem distribuída entre os docentes e nos veículos, e em evolução. A produção em outros estratos é valorizada por outros indicadores de impacto para veículos ainda não classificados, e valorizada em termos de oportunidades para a capacitação e engajamento discente em eventos regionais e nacionais.

Considerando a lista N de 2018 com as 30 produções mais representativas dos professores permanentes do Programa (ver seção “Outras Informações”), é possível identificar uma produção de impacto crescente, bem distribuída em diversas áreas e veículos de publicação, com participação discente, e como resultado de colaborações, tanto internacionais quanto nacionais e entre os grupos de pesquisa do programa.

Das 30 produções selecionadas: 93% das produções (28) foram publicadas no estrato restrito do Qualis — A1 (13), A2 (9) e B1 (6). Quase 97% da produção (29) foi desenvolvida com a participação discente, e mais de 70% (22) da produção selecionada representa o resultado de algum tipo de parceria interna ou externa, sendo que mais de 20% (6 artigos) apresenta um coautor de instituição internacional e outros 17% (5) apresenta um coautor de instituição nacional. Todas as 2 produções (7%) publicadas em outros estratos (1 veículo B4 e 1 não classificado) envolvem a participação discente, são resultados de suas pesquisas em andamento, e foram publicadas em veículos de alta relevância para o trabalho em desenvolvimento.

A diversidade dos veículos escolhidos para publicação também demonstra a abrangência dos temas de pesquisa desenvolvidos no programa e a sua qualidade. Ainda tomando a lista N como parâmetro, aproximadamente 43% da produção (13 artigos) foi publicada em revistas e 57% (17) em conferências. As 30 produções selecionadas foram publicadas em 25 veículos distintos, cobrindo todas as linhas e áreas de pesquisa do programa, como por exemplo: ACM Computing Surveys; Design, Automation & Test in Europe Conference & Exhibition (DATE); Discrete Applied Mathematics; Elsevier Pattern Recognition Letters; IEEE Global Communications Conference (GLOBECOM); IEEE International Conference on Image Processing (ICIP); IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC); International Conference on Computer Supported Education (CSEDU); International Conference on Data Engineering (ICDE); International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN); Journal of Internet Services and Applications; Journal of Parallel and Distributed Computing; Journal of Systems and Software; Software & Systems Modeling, entre outras.

Desde sua origem, o PPGInf tem como marca a preocupação com o impacto social de sua produção. O programa continua apresentando uma produção técnica significativa, especialmente relativo ao desenvolvimento de ferramentas em software livre resultantes de projetos de inserção social. O programa colabora com a comunidade internacional de Software Livre, não apenas desenvolvendo importantes projetos, mas também pela disponibilidade do maior espelho de Software Livre do hemisfério Sul, que beneficia diretamente as comunidades de usuários da América Latina.

Os docentes do programa têm buscado as mais diversas formas de financiamento para suas pesquisas. Apenas no último ano, os docentes do PPGInf captaram mais de 5 milhões de reais em projetos envolvendo diversos órgãos públicos como, por exemplo, Ministério da Comunicações, Ministério da Educação, Ministério de Ciência e Tecnologia, SERPRO, Secretaria Nacional da Juventude, FNDE etc. Estes projetos têm produzido claro impacto social, como o projeto Linux Educacional que, em parceria com MEC e FNDE, levou mais de 1 milhão e quinhentos mil computadores com Linux para escolas públicas em todo o Brasil, e o novo Portal do Professor, que está sendo desenvolvido também em parceria com MEC e FNDE para atingir todos os professores do Brasil, já com mais de 9 mil usuários cadastrados. Os docentes também têm envolvimento em projetos com financiamento internacional, de instituições privadas (e.g., Google, Microsoft, IBM) e de natureza filântropica (e.g., Instituto Serrapilheira). Isso demonstra uma grande e crescente capacidade de nossos docentes em captar recursos para execução de importantes projetos de pesquisa, muitos deles com alcance social extraordinário.

Com forte apoio do Departamento de Informática, o PPGInf tem crescido também em termos de infraestrutura física com espaço para laboratórios e alunos dedicados em tempo integral às suas pesquisas, auditórios, salas de aulas, sala de videoconferência e bibliotecas. A realização de concursos públicos no departamento também tem se pautado pela necessidade de reforçar grupos de pesquisa e favorecer a vitalidade do programa em suas diversas frentes de atuação. Com seu planejamento estratégico, o PPGInf tem evoluído em todos os seus indicadores nos últimos 5 anos (produções qualificadas, participação discente, parcerias internacionais, citações, financiamento, etc.), e tem conseguido que essa evolução seja sustentável, obtida como um resultado da busca pela excelência em sua atuação. Para os próximos anos, o PPGInf tem como meta favorecer a continuidade dessa evolução, com foco na melhoria das possibilidades e recursos oferecidos para a capacitação discente. O restante deste documento oferecerá mais detalhes sobre o programa, sua situação atual e suas ações de planejamento.